Prefeitura de Capivari lembra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado neste dia 21 de setembro

No dia 21 de setembro se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, por isso, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, reforça o trabalho realizado no dia a dia em benefício dessas pessoas.

Este dia, traz a reflexão sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. O preconceito e a inacessibilidade são pontos centrais e debatidos durante a data e, em Capivari, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, trabalha para assegurar que os direitos deste público sejam garantidos. Atualmente, existem projetos de comunicação, mobilidade urbana, acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho, gerenciamento de empréstimos de equipamentos, e atendimento humanizado e individualizado às pessoas com deficiência e famílias.

“Nós oferecemos todo tipo de assistência e informação, presencialmente ou através dos nossos contatos. Somente esse ano, atendemos cerca de 600 pessoas de janeiro a agosto”, afirma a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Maschietto Gonçalves Albini, e acrescenta: “Sabemos que há muito a ser realizado através de projetos e políticas públicas. Vamos aprimorar cada vez mais as formas de comunicação, organizando os postos de trabalhos nas empresas, atuando no mercado de trabalho, promovendo acessibilidade nas questões arquitetônicas e na mobilidade urbana e, acima de tudo, promover a conscientização da sociedade”.

A Secretaria continua cadastrando dados de pessoas com deficiência e está localizada na rua Constituição, 123, no bairro Pão de Açúcar. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os telefones são (19) 2146-1525 (WhatsApp) e (19) 3491-1314.