Primeira Campanha de Doação de Sangue de 2023 acontece no próximo dia 22, na Escola Municipal José Benedito

A Secretaria de Saúde anunciou nesta semana, a data e o local da primeira Campanha de Doação de Sangue de 2023, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e com o Hospital Unimed. A data escolhida foi o dia 22 de abril, das 09h às 12h, na Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes, situada na rua Padre Fabiano, 1.351, Centro.

O público interessado em fazer a doação, deverá se inscrever previamente até o dia 20 de abril, para garantir a sua participação através do site www.capivari.sp.gov.br e clicando na aba “Doe Sangue” no menu superior, ou acessando diretamente o endereço www.doesangue.capivari.sp.gov.br. Algumas vagas serão disponibilizadas presencialmente no dia da doação, porém são limitadas e direcionadas exclusivamente a quem não conseguiu se inscrever anteriormente. Ao concluir o cadastro, uma mensagem de confirmação será enviada ao seu celular.

É importante destacar que existem pré-requisitos para doar, tais como não ter tido gripe ou qualquer tipo de infecção nos 15 dias que antecederem a doação, ter no mínimo 16 anos de idade (caso seja menor de idade, requer também acompanhamento de um responsável), ter no máximo 69 anos completos (caso seja a primeira vez doando, 60 anos é a idade máxima) e pesar mais que 50 quilos. Será necessário apresentação de um documento com foto antes da doação.

Além disso, a Saúde recomenda a não fazer a doação em jejum, com um café da manhã leve sendo ideal para a ocasião. O repouso de no mínimo seis horas na noite anterior também é fundamental para o bem-estar durante o processo, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas na véspera e não fumar nas últimas duas horas antes da doação.

Os protocolos sanitários de distanciamento social deverão ser seguidos, tais como uso obrigatório de máscara e disponibilidade de álcool em gel. Pessoas que foram infectadas ou que tiveram contato com alguém que contraiu Covid-19 nos últimos 30 dias, não poderão fazer a doação. A instrução é que as pessoas que tiveram contato, apresentem um teste negativo feito nos últimos 14 dias antes.

Para mais informações, a Secretaria de Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200.