Profissionais da Saúde passam por palestra sobre vacina BCG

Na tarde da última quinta-feira, dia 30, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, disponibilizou uma capacitação teórica e prática aos profissionais do município sobre a vacina BCG. O curso aconteceu no Posto de Saúde Central e foi ministrado pelas enfermeiras Ana Maria de Bernardi Rodrigues e Maria de Fátima Maia, do município de Itu.

A ação teve como objetivo principal atualizar os profissionais envolvidos na atividade de imunização, aumentando a satisfação e segurança no processo de vacinação. Participaram da capacitação 12 profissionais, entre enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem de diversas unidades de saúde do município, além de dois que atuam na Santa Casa de Misericórdia.

É uma excelente oportunidade para os profissionais da saúde do município se manterem atualizados com as melhores técnicas de trabalho e desta formam, atender a população da melhor forma possível. Gostaria de agradecer as palestrantes que ministraram essa importante capacitação aos servidores da nossa cidade”, afirmou Vládia Guimarães, secretária de Saúde que também estava presente.

A vacina BCG como é conhecida, é a nomenclatura para o imunizante usado no combate à tuberculose e doenças contagiosas, sendo fundamental a aplicação no início da vida de cada pessoa. É recomendado que a vacina seja aplicada entre o nascimento e a idade de 4 anos. O imunizante tem aplicação única ao longo da vida e é distribuído de maneira gratuita em todos as unidades de saúde da cidade.

A Sala de Vacinas do Posto de Saúde Central atende de segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 13h às 16h, enquanto as salas de vacinação das unidades dos bairros atendem das 08h às 11h e das 13h às 15h.