Projeto ‘Domingos Musicais’ terá Parque Ecológico “Murilo Ferreira Carnicelli” como palco durante o mês de outubro

Compartilhe

O Parque Ecológico “Murilo Ferreira Carnicelli” receberá o projeto itinerante “Domingos Musicais” durante o mês de outubro. A primeira apresentação será com o Grupo “Guaiá do Batuque de Umbigada”, que se apresenta gratuitamente no local a partir das 20h, do próximo domingo, dia 1º de outubro.

O projeto, que vinha revezando suas apresentações em bairros da cidade, ficará no próximo mês no novo cartão-postal de Capivari, reinaugurado durante o último final de semana, quando recebeu cerca de 30 mil pessoas. “Tivemos a apresentação dos Seresteiros no palco montado para a inauguração e a recepção e o clima foram ótimo. Por isso, veio a ideia de permanecermos lá com o projeto durante o próximo mês de outubro. Também teremos uma pequena alteração no horário, colocando os músicos para se apresentarem mais tarde, às 20h, aproveitando que agora o parque possui iluminação”, explicou Edmílson Baía, secretário de Cultura e Turismo de Capivari, e idealizador do “Domingos Musicais”.

Os batuqueiros do Grupo “Guaiá do Batuque de Umbigada” apresentarão diferentes variações da Umbigada, dança de origem bantu, que eram povos que habitavam regiões onde hoje se localiza países como Nigéria e Camarões. Ela chegou ao Brasil através dos povos negros escravizados a partir do século 16. Capivari é uma das poucas cidades do Brasil a manter essa rica tradição. “Nosso trabalho é reforçar essa cultura que é muito forte em Capivari, tanto que muitos pesquisadores chegam de longe para conhecer essa dança que fazemos”, explica Marta Joana, coordenadora do Batuque de Umbigada em Capivari, que foi fundado em 2003, e desde então se apresenta em unidades do Sesc, Instituições Culturais e Universidades pelo Brasil.

Além de conferir o Batuque Umbigada, quem for ao novo Parque Ecológico de Capivari ainda pode passear pelos novos espaços do lugar, como o deck, espaço pet, as quadras remodeladas e o novo calçamento. O Parque Ecológico “Murilo Ferreira Carnicelli” fica na avenida Pio XII, no bairro Jardim Morada do Sol. Ainda há opções de entrada em portões pelas ruas Érico Veríssimo e Vinícius de Moraes. O local funciona de domingo e domingo das 6h às 22h.

Para mais informações sobre a agenda cultural da cidade, a Secretaria de Cultura e Turismo atende através do telefone (19) 3491-1322, ou presencialmente em sua sede, que está situada na rua Dulcina Bartolomeu Hoppe, 78, no bairro Santo Antônio.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.

Explore mais...