Saúde divulga dicas e recomendações na semana Nacional de Prevenção e Combate à Surdez e Prevenção ao Zumbido

Compartilhe

A Secretaria da Saúde, divulgou uma série de dicas e recomendações em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, que acontece em 10 de novembro e também do Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido, celebrado no dia 11. As datas comemorativas foram instituídas como símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção para os problemas advindos da surdez e do zumbido.

A Campanha Nacional de Alerta ao Novembro Laranja promove ações de conscientização sobre o zumbido durante todo o mês de novembro, mas este ano também lembrará também sobre a Misofonia, um tipo crescente de intolerância a sons baixos e repetitivos podendo estar associadas ao zumbido, cujo dia de conscientização é celebrado no dia 12 de novembro.

A Saúde possui três fonoaudiólogos que trabalham no Ambulatório da Saúde Mental e atendem a partir de um ano de idade até quando a pessoa precisar. Os exames realizados pela Secretaria são audiometria e imitanciometria. O teste da orelhinha, que é o primeiro preventivo, é realizado tanto pela Santa Casa quanto pelo Hospital Unimed.

A surdez pode ter diferentes graus, tipos, ser congênita ou adquirida e afetar pessoas de qualquer idade sob variadas formas. Seus prejuízos são diversos e, comumente, provoca alterações na comunicação com grande impacto na saúde e qualidade de vida. Algumas medidas de prevenção são essenciais para cuidar da audição, tais como utilizar fone de ouvido de forma segura; evitar sons altos; utilizar equipamentos de proteção individual (EPI’s) quando houver exposição a ruído intenso; e manter um estilo de vida saudável.

O cuidado com a audição deve ser realizado procurando um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo, profissionais capacitados para prevenir, promover, diagnosticar e tratar os diferentes tipos e graus de perda auditiva, bem como aspectos relacionados a dificuldades de fala e linguagem.

Quanto antes começar o tratamento, melhor para a sua condição. Na suspeita de qualquer alteração na audição, deve-se procurar o Posto de Saúde mais próximo para os devidos encaminhamentos, tais como exames, consultas e fonoaudiólogo. Demais dúvidas, no Ambulatório da Saúde Mental, Rua João Vaz, 262, Centro ou pelo telefone (19) 3492-4199.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.

Explore mais...