A Secretaria da Saúde divulgou nesta semana alguns dados relacionados a ações organizadas pela pasta ao longo do ano de 2025 assim como estatísticas de faltas nas consultas médicas agendadas durante os últimos 12 meses. Dentre as estatísticas, estão os atendimentos efetuados na campanha ‘Fique Sabendo’ que aconteceu no fim de novembro e também as visitas pertencentes ao Programa ‘Saúde nas Escolas’.
Começando pela Campanha ‘Fique Sabendo’, que tem como objetivo conscientizar a população sobre o combate contra o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, as unidades de saúde da cidade efetuaram 587 testes rápidos no período entre os dias 24 de novembro e 10 de dezembro, o que indica um grande trabalho comandado pelo Ambulatório IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais. A ação também serviu de introdução a campanha ‘Dezembro Vermelho’ que aconteceu em todo o país com o mesmo tema.
Já nos atendimentos do Programa ‘Saúde nas Escolas’, os agentes municipais visitaram diversas escolas da rede pública de ensino para promover dicas para prevenção de saúde integral de crianças, adolescentes e adultos. Ao todo, 32 escolas foram visitadas ao longo de 2025, atendendo mais de 4 mil alunos, abordando diversos temas, incluindo saúde bucal, auditiva e ocular, prevenções contra a Covid-19 dentre muitos outros.
Os dados sobre faltas em consultas divulgados indicam o índice de pacientes que, mesmo estando agendados nos postos de saúde da cidade, não compareceram na data e também não entraram em contato com a unidade em questão para comunicar a desistência. A Saúde destaca que faltas injustificadas às consultas previamente marcadas fazem com que a fila de consultas e exames cresçam, prejudicando a celeridade dos atendimentos para quem precisa.
Nas consultas com médicos especialistas, foram marcadas 5.176 ao longo do ano com 1.125 faltas, o que representam um índice de ausência de 21,71%. Já na Atenção Básica nos postos de saúde, foram 62.276 agendadas em 2025 que tiveram um total de 13.745 faltas, um absenteísmo de 22,07%. A conscientização da população sobre esse tópico é fundamental para que o atendimento à saúde pública consiga ser ainda mais eficiente.
Para mais informações a Secretaria da Saúde atende presencialmente na rua Padre Haroldo, 553, Centro ou então pelo telefone (19) 3492-8200.

