Saúde divulga recomendações em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Compartilhe

No dia 24 de junho é celebrado mundialmente o Dia de Prevenção de Quedas, data importante para destacar e lembrar os cuidados necessários para evitar tombos de qualquer proporção que podem causar risco à saúde através de fraturas severas, muitas vezes oferecendo risco de morte em pessoas mais vulneráveis, como idosos por exemplo. A Saúde aproveita a data para divulgar recomendações à população para prevenção de quedas.

Alguns fatores contribuem para que os tombos aconteçam, tais como tapetes, pisos escorregadios, escadas, calçadas irregulares, pouca iluminação, animais domésticos, obstáculos no caminho, ausência de corrimãos, roupas excessivamente compridas, armários com alturas inadequadas, altura elevada da cama e até mesmo violência física. O uso múltiplo de medicamentos sem prescrição médica também são fatores contribuintes, assim como o uso excessivo de álcool e sedentarismo.

As pessoas acima de 80 anos de idade tem uma série de fatores extras que contribuem ainda mais para que as quedas aconteçam, tais como diminuição do equilíbrio e audição, diminuição da acuidade visual, alterações nos pés, uso de medicamentos, aumento do tempo de reação a situações de perigo, fraqueza muscular, osteoporose e histórico prévio de quedas que causam uma condição psicológica de medo de tombos.

Ainda de acordo com a Saúde, existem uma série de ações que podem prevenir acidentes nesse sentido. Confira alguns deles a seguir:

– Promover ampla iluminação dos quartos e corredores, com tomadas localizadas nas entradas dos quartos;
– Não obstruir as passagens com móveis, dificultando a locomoção;
– Remover os objetos deixados no chão, facilitando a passagem;
– Evitar tapetes e carpetes soltos;
– Escolher quinas arredondadas nos móveis;
– Usar barras de segurança e uso de cadeira de banho no box;
– Instalar corrimãos em locais que facilitem a locomoção;
– Nas escadas, aplicar faixas e avisos que evitem derrapagens;
– Na cama, utilizar colchões que possibilitem acesso fácil ao paciente;
– Não encerar o chão para evitar que fique escorregadio;
– Utilizar telefone portátil e ter por perto números de emergência;
– Evitar trancar as portas por dentro;
– Avaliar a presença de animais domésticos;

Fazer uma prevenção maior sobre pessoas idosas, pode significar a perda da autonomia e independência em função da preservação da conservação de capacidade funcional do idoso. Para mais informações sobre esse tema, o setor de Fisioterapia da Secretaria de Saúde atende na rua João Marchioretto, 78, bairro Jardim São Marcos, e também através do telefone (19) 3492-4857.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.

Explore mais...