Secretaria da Educação inicia programa de matrícula antecipada para quem se encontra fora da rede pública e quer estudar em 2024

A Secretaria da Educação de Capivari, seguindo resolução do Seduc 32, que estabelece critérios e procedimentos para a implementação do Programa de matrícula antecipada/chamada escolar, iniciou o cadastro de alunos que estão fora da rede pública de ensino, e que têm o interesse de estudar durante o ano de 2024. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro em todas as unidades escolares da rede pública (escolas municipais e estaduais) e no posto do Poupatempo.

A Secretaria da Educação do município esclarece que essa fase de inscrição e cadastramento não é ainda uma garantia de vaga. “Faremos um estudo detalhado da demanda escolar para o ano que vem, para sabermos quantas classes/professores precisaremos em cada unidade escolar, a fim de garantir a matrícula a todos os alunos em idade escolar. Por isso, o Estado de São Paulo estabelece o Programa da matrícula antecipada”, explicou Mônica Maria Forti, equipe técnica da Secretaria.

A Fase de Inscrição abrange a Educação Infantil (crianças para a pré-escola I com idade a partir de 4 anos, completos ou a se completar até 31 de março de 2024) na rede pública.
Para os candidatos ao ingresso no 1º ano, em escolas públicas, com idade a partir de 6 anos, completos ou a se completar até 31 de março de 2024; e crianças, adolescentes, jovens e adultos que se encontram fora da rede pública e são candidatos à matrícula em escola pública, em todos os anos ou séries, do ensino fundamental ou médio, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o cadastramento serão necessários xerox da certidão de nascimento, xerox do comprovante de endereço recente (mês atual) e xerox da carteira de vacinação ou comprovante do posto de saúde que as vacinas estão em dia.

A partir do dia 11 de dezembro, serão divulgados os resultados da matrícula dos estudantes cadastrados aos pais/responsáveis informando em qual escola foi disponibilizada a vaga do aluno para o ano letivo de 2024.

“Toda criança a partir dos quatro anos deve estar matriculada. Ações como essa do cadastro de alunos é uma forma de identificarmos como anda a evasão escolar no município para podermos agir. Também é uma forma de planejarmos melhor nossa Educação. Sob liderança do prefeito Vitão e com o trabalho de todos os servidores da Educação temos como meta ter toda a população em idade escolar em salas de aula. E se alguém precisou deixar de estudar por algum motivo, vamos trabalhar para trazê-los de volta ao ambiente da escola”, registrou o secretário da Educação, José Lucas de Moraes.

Para informações sobre a Secretaria da Educação, entre em contato pelo WhatsApp (19) 3491-9343. A sede “Professor Nadir Assalin” está localizada na rua Pedro Stucchi, 381, no bairro Pão de Açúcar. O horário de funcionamento é das 08h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.