Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher de Capivari realiza palestras em alusão ao Agosto Lilás na empresa Drylock

Compartilhe

A Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher realizou nesta quarta-feira (27), na empresa DryLock, palestas em alusão ao Agosto Lilás, com o tema: “Violência Contra a Mulher: Cicatrizes que Não se Veem”. O mês é dedicado ao combate à violência contra a mulher.

Na ocasião, a advogada Raquel Souza, colaboradora da pasta, e há 10 anos atuante em direito de família e sucessório, com ênfase nos direitos da mulher, destacou as várias formas de se praticar atos violentos contra o sexo feminino nas mais diferentes esferas da família e dos ambientes de trabalho.

O Agosto Lilás foi estabelecido pelo Governo Federal, transformando o mês de agosto em um período dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher. A escolha deste mês se deu pela sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto, uma referência fundamental no enfrentamento da violência doméstica no Brasil. A campanha visa sensibilizar e informar a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias, promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

A campanha do Agosto Lilás se destaca pela promoção de eventos e debates em todo o país, envolvendo agentes públicos e meios de comunicação para divulgar informações vitais sobre os tipos de violência — física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. Além disso, enfatiza a importância de medidas de prevenção e suporte, como o Ligue 180, aplicativo Direitos Humanos Brasil, e a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Essas iniciativas são essenciais para reduzir os índices de violência contra a mulher no Brasil.

O objetivo da pasta é garantir que as mulheres em situação de vulnerabilidade pela violência recebam o suporte necessário para romper com o ciclo de violência através dos serviços ofertados e pela rede municipal, bem como canais de denuncia através do disque 100, ou 180, e em casos de flagrantes disque disque 153 da Guarda Municipal). “ Este é um mês muito importante para nós da Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher de Capivari, pois o Agosto Lilás sintetiza muito da nossa luta do dia a dia para proteger as mulheres do que hoje é um grande desafio: a violência ”, destacou Vládia Guimarães, secretária da pasta. Segundo ela, a ideia é realizar palestras similares em outras empresas da cidade, no decorrer do ano.

Explore mais...