Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher inicia curso de libras para servidores da Prefeitura com foco no atendimento ao público

Compartilhe

Teve início nesta quinta-feira (24) o “Curso de Libras – Atendimento ao Público”, idealizado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher. Voltado aos servidores municipais, a iniciativa visa melhorar o atendimento ao público no dia a dia na Prefeitura e Secretarias.

As aulas vão até o mês de outubro, com cerca de 60 alunos divididos em duas turmas. No processo, os participantes vão aprender cumprimentos e expressões simples para que possam orientar pessoas com alguma deficiência auditiva que procurem os serviços do Paço Municipal.

A Libra (Língua Brasileira de Sinais) é a língua oficial dos surdos no Brasil, reconhecida pela Lei nº 10.436/2002. Com uma história que remonta ao século 19, a Libras surgiu como uma necessidade de comunicação entre as pessoas surdas, que enfrentavam barreiras significativas para se expressar e se comunicar com o mundo ao seu redor. Hoje, ela é uma língua rica e complexa, com sua própria gramática, vocabulário e sintaxe, além de ser composta por sinais manuais, não manuais e orientação espacial.

A Libra é uma ferramenta essencial de representatividade e inclusão da comunidade surda, sendo uma das maiores bandeiras na luta por reconhecimento e respeito à condição de surdo na sociedade. Por isso, achamos importante levá-la para o atendimento público da Prefeitura, e a ideia foi abraçada pelo prefeito Vitão assim que lhe apresentamos a proposta do curso”, destacou Vládia Guimarães, secretária da Pessoa com Deficiência, da Cidadania e da Mulher, que participou da abertura do curso na manhã desta quinta.

Explore mais...