Secretaria da Saúde divulga orientações sobre o Dia da Saúde e Nutrição

Compartilhe

No dia 31 de março se celebra o Dia da Saúde e Nutrição. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde divulga informações sobre qualidade de vida e alimentação saudável.

A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Após essa fase, a amamentação pode ser feita de maneira complementar até os dois anos de idade. Em cada fase da vida, o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.

Muitos adultos obesos foram crianças obesas e, por essa razão, é importante ter um olhar mais cuidadoso para com a alimentação, pois neste início da vida há formação, crescimento e desenvolvimento celular, e as informações genéticas são gerenciadas. O excesso de peso do indivíduo pode provocar problemas de saúde como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida.

A Secretaria da Saúde conta com uma nutricionista na rede, que atende cerca de 80 pacientes ao mês em consultas encaminhadas pelos médicos. São realizadas também palestras e orientações nas escolas e eventos, além de visitas domiciliares para pacientes acamados e sondados, com a prescrição de dietas de suplementação e acompanhamento em grupo de WhatsApp sobre educação nutricional.

Para uma boa nutrição é necessário ter uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e a variedade adequada de nutrientes para o organismo.

Com algumas ações, a diferença pode ser feita na alimentação e refletir na saúde, como evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados; aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões; beber bastante água; reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro; fazer exames preventivos e consultar sempre o médico; fazer exercícios físicos regulares, diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana, após avaliação médica e dormir pelo menos oito horas num período de 24h.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (19) 3492-8200.

Explore mais...