A Secretaria da Saúde divulgou nessa semana uma série de recomendações contra a Diabetes, já que o Dia Mundial de combate contra a doença acontece no próximo dia 14. Atualmente a rede municipal de saúde conta com 2.584 pacientes, sendo 1.027 masculinos e 1.557 femininos.
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. A melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).
Os principais sintomas do diabete são fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. Perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor e náusea e vômito, feridas que demoram para cicatrizar, visão embaçada, formigamento nos pés e mãos também são alguns dos sintomas.
Além dos fatores genéticos e a ausência de hábitos saudáveis, existem outros fatores de risco que pode contribuir para o desenvolvimento do diabetes: diagnóstico de pré-diabetes; pressão alta; colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue; doenças renais crônicas; mulher que deu à luz criança com mais de quatro quilos; diabetes gestacional, entre outros.
No caso de suspeita, a orientação é procurar uma Unidade de Saúde mais próxima. O intuito da Secretaria da Saúde é auxiliar e encaminhar os casos mais graves a um tratamento adequado, orientar sobre os riscos da doença e realizar esse trabalho preventivo que resulta em qualidade de vida.
Para prevenir ou tratar o diabetes, procurar a Unidade para se inscrever no Programa Caminha Comigo, pois a atividade física é essencial para prevenção ou controle da doença. Os dias e horários serão informados na própria Unidade. Fale com seu médico.