Secretaria da Saúde faz alerta sobre a doença “Mão, Pé e Boca”

Compartilhe

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria da Saúde divulgou na manhã desta terça-feira, dia 14, um alerta sobre a doença “Mão, Pé e Boca”. A enfermidade é contagiosa, causada pelo vírus Coxsackie da família dos enterovírus, que habita normalmente o sistema digestivo e também pode provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca).

Embora possa contagiar também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca. Os principais sintomas são: febre alta, aparecimento de lesões na cavidade oral, erupção de pequenas vesículas nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo se estender a outras áreas do corpo, além de mal estar, falta de apetite, vômitos e diarreia.

Os cuidados recomendados são a permanência em repouso enquanto durarem as infecções, lavar sempre as mãos antes e depois de lidar com a criança doente ou levá-la ao banheiro. Alimentos pastosos, como purês, mingaus, gelatina e sorvete, também são recomentados por serem mais fáceis de engolir. Bebidas geladas, como sucos naturais, chás e água são indispensáveis para manter a boa hidratação do organismo.

Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Em caso de suspeita, procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Explore mais...