A Secretaria de Segurança Pública de Capivari divulgou no início desta semana o balanço de atendimentos realizados durante o mês de julho pelos principais órgãos ligados à proteção e atendimento emergencial do município: Guarda Civil, Resgate 153 e Defesa Civil. O relatório apresenta números que reforçam a atuação integrada das forças de segurança e serviços públicos no enfrentamento à criminalidade, resposta a emergências e promoção da ordem pública.
Segundo os dados oficiais, o Centro de Operações e Inteligência (COI), responsável por receber, monitorar e direcionar as ocorrências registrou 1.611 chamados no período. A Guarda Civil, por sua vez, foi responsável pelo registro de 123 boletins de ocorrência durante o mês. Entre essas ocorrências,13 pessoas foram presas, sendo 9 em flagrante e 4 foragidos da Justiça recapturados durante ações de patrulhamento, abordagem e investigação. Ainda segundo a secretaria, as operações resultaram na apreensão de aproximadamente 40 quilos de entorpecentes.
Já o Resgate 153, serviço que é uma parceria entre as Secretarias de Segurança Pública, Saúde e a Santa Casa de Misericórdia de Capivari, contabilizou 434 despachos para atendimento de urgência e emergência. O Resgate 153 coloca a disposição da população três equipes permanentes, realizando atendimento de urgência e emergência pelas ruas do município, evitando demora nos casos mais variados em que cada segundo é importante na luta pela vida.
A Defesa Civil Municipal também teve papel de destaque no mês, atuando em 66 ocorrências, principalmente com as rondas preventivas reforçadas no combate a incêndios e queimadas, como parte “Operação Estiagem – São Paulo Sem Fogo 2025”.
Em caso de necessidade, a Secretaria da Segurança Pública de Capivari atende pelo 153 e (19) 3491-1311 (WhatsApp), 24 horas por dia, sete dias por semana. O aplicativo “153 Capivari” também está disponível para download nas lojas dos smartphones Android e IOS.