Secretaria de Desenvolvimento Social recebe ajuda humanitária do Programa “Pátria Voluntária”, do Governo Federal, através da Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro

A Secretaria de Desenvolvimento Social recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 18, kits de ajuda humanitária, composto por mantimentos, fardos de água mineral e produtos de higiene pessoal e limpeza, que serão destinados às famílias afetadas pelas enchentes do início do mês.

Os kits foram doados através do Programa “Pátria Voluntária”, do Governo Federal, através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), devido ao bom relacionamento da Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro, com a Ministra, Damares Alves, que estiveram em Capivari no dia 04 de fevereiro. A doação foi intermediada pelo Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, e a Vereadora, Inês Luísa Felix da Costa e também uma parceria com o Instituto Paulo Freire de Ação Social, de Campinas.

O Programa “Pátria Voluntária” tem o objetivo de incentivar a prática do voluntariado como ato de humanidade, entre o governo, organizações da sociedade civil e o setor privado. A plataforma conta com mais de 17 mil voluntários e mais de 2 mil entidades cadastradas.

O município recebeu 63 cestas básicas, 30 fardos de água mineral, 70 pacotes de arroz, 93 pacotes de feijão, oito óleos, nove frascos de leite em pó, 20 pacotes de sal, 30 pacotes de açúcar, oito litros de leite, 57 frascos de molho de tomate, 45 pacotes de macarrão, 14 pacotes de fubá, 15 pacotes de farinha de mandioca, 13 pacotes de farinha de trigo, 17 frascos de água sanitária, 124 rolos de papel higiênico, 96 frascos de pasta de dente, 150 sabonetes, 10 pacotes de sabão em pó, quatro unidades de detergentes e 12 frascos de desinfetante.

“O momento é de união e fortalecimento entre os governos para ajudar as famílias que passaram por esse momento tão difícil. Agradeço a Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro, a Ministra Damares Alves, a Vereadora Inês Luísa Felix da Costa e também ao Instituto Paulo Freire, por não medirem esforços ao ajudar a nossa população”, disse Vitão Riccomini, Prefeito de Capivari.

ENCHENTES
Capivari foi assolada pela maior enchente da história do município no início do mês. Segundo a Defesa Civil de Capivari, cerca 5.000 pessoas foram afetadas pelas enchentes, deixando mais de 250 pessoas desabrigadas e cerca de 2.000 pessoas desalojadas. O nível do Rio Capivari subiu quatro metros a mais do que o seu nível normal, atingindo na régua 4.34m, na terça-feira, dia 01 de fevereiro. Durante os dias 28 de janeiro e 06 de fevereiro, foram registrados 348.20mm de chuvas.