Secretaria de Meio Ambiente resgata filhotes de saruê no bairro Vila Souza

Compartilhe

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Capivari resgatou nesta quinta-feira (16) dois filhotes de saruê. O resgate ocorreu na região do bairro Vila Souza, após ligação de moradores.

De acordo com a pasta, a mãe e os filhotes estavam em uma residência, onde um cachorro acabou atacando os saruês matando a mãe e três filhotes. O tutor do cão conseguiu salvar três filhotes, que foram encaminhados ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetas) de Santa Bárbara d’Oeste, referência no acolhimento e cuidado de animais silvestres.

Os saruês, também conhecidos como gambás ou cuícas, têm um papel importante no equilíbrio ambiental. Esses marsupiais auxiliam no controle natural de pragas ao se alimentarem de insetos, escorpiões e pequenos roedores. Além disso, contribuem para a dispersão de sementes e a regeneração das matas. Apesar de muitas vezes serem vistos como animais agressivos, os saruês são inofensivos e exercem uma função essencial para a saúde dos ecossistemas, tanto urbanos quanto rurais.

A secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Karen Bertoldo, reforça a importância do resgate de animais silvestres no município. “É comum que a população entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente ou com a Defesa Civil para solicitar o resgate desses animais. Quando estão feridos, eles são encaminhados a locais parceiros, como clínicas veterinárias e o Cetras. Já quando estão saudáveis, são devolvidos à natureza, próximos ao local onde foram encontrados. Esse trabalho é essencial, especialmente no caso dos gambás ou saruês (Didelphis albiventris), que desempenham um papel ecológico importante no controle de escorpiões, aranhas e cobras”, destacou Bertoldo.

Para mais informações, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura está instalada dentro do Parque Ecológico Murilo Ferreira Carnicelli, localizado na Rua Érico Veríssimo, bairro Morada do Sol. O telefone é o (19) 3492-0116.

Explore mais...