Na última semana do mês de janeiro, a Secretaria de Saúde informou sobre a intensificação das ações em prol da campanha ‘Janeiro Roxo’, que visa o combate e prevenção contra a Hanseníase para incentivar a população a se consultar para que seja possível diagnosticar a doença o quanto antes e consequentemente facilitar o tratamento.
A ação seguirá acontecendo até o dia 31 de janeiro em todas as Unidades de Saúde da cidade, onde após visita do paciente, um profissional de saúde realizará a triagem inicial e agendará consulta médica caso seja necessário. Portanto, toda pessoa que apresenta manchas suspeitas na pele com perda da sensibilidade, dormência ou fraqueza deverá procura pelo Posto de Saúde mais próximo para melhor avaliação.
No dia 01º de fevereiro, no sábado, das 8h às 12h, excepcionalmente, a campanha terá o seu último dia, onde o Centro de Saúde Dr. Mário Dias de Aguiar contará com uma equipe de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e atendente para otimizar a procura.
A Hanseníase possui uma série de sintomas que podem indicar a doença, tais como:
-Aparecimento de caroços no rosto, orelhas, cotovelos e mãos.
-Entupimento constante no nariz, com um pouco de sangue e feridas.
-Redução ou ausência de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao tato.
-Manchas em qualquer parte do corpo, que podem ser pálidas, esbranquiçadas ou avermelhadas.
-Partes do corpo dormentes ou amortecidas.
-Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas.
O tratamento será 100% eficiente se for levado a sério do começo ao fim, com todos os medicamentos distribuídos gratuitamente pela rede pública de saúde. É importante destacar que em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas e a pessoa que começa o tratamento deixa de transmitir a doença.
Para mais informações a Vigilância Epidemiológica fica localizada na avenida do Carmo, 60, Vila Cardoso, ou pelo telefone (19) 3492-7326 ou também no Centro de Saúde, localizado na Rua Padre Haroldo, 553, Centro ou pelo telefone (19) 3492-8200.