A Secretaria da Saúde, através do setor Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas), divulgou uma série de dicas em alusão ao dia mundial sem tabaco, que é celebrado no dia 31 de maio, data que tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Esse ano, o tema da Organização Mundial da Saúde para o Dia Mundial sem Tabaco é “Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco, com foco no alerta sobre os cigarros eletrônicos e outros dispositivos eletrônicos para fumar”. O Tabagismo é causado pela dependência física a nicotina, que contribui para o desenvolvimento de diferente tipos de câncer, além de estar associado a doenças crônicas e enfermidades no corpo humano.
De acordo com a Saúde, as seguintes mudanças acontecem gradativamente quando não se faz o uso de nicotina:
– Em 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem
– 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal
– De 2 a 12 semanas, sua circulação melhora e sua função pulmonar aumenta
– De 1 a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem
– 1 ano, seu risco de doença cardíaca coronária é cerca de metade do de um fumante
– 5 anos, seu risco de derrame é reduzido ao de um não fumante 5 a 15 anos após parar de fumar
– 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui
– 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não fumante
A Secretaria da Saúde possui também o programa Cessação Tabágica, onde mais informações estão disponíveis em todos os postos de saúde da cidade. Para mais informações sobre essa e outras campanhas organizadas pela Secretaria da Saúde, o endereço para atendimento é na rua Padre Haroldo, 553, Centro, ou então através do telefone (19) 3492-8200.
Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.