Secretaria de Saúde divulga informações sobre Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia, em prol da Campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”

Compartilhe

Secretaria de Saúde divulga informações sobre Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia, em prol da Campanha “Fevereiro Roxo e Laranja”

Durante o mês de fevereiro, acontece em todo o país a campanha de Saúde “Fevereiro Roxo e Laranja”, onde o principal objetivo é combater doenças crônicas. A cor laranja representa a Leucemia, enquanto o roxo corresponde à Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde divulgou recomendações para combate a essas doenças em nosso município.

Lúpus

O lúpus causa um distúrbio no organismo que tende a produzir anticorpos em excesso. Estes anticorpos provocam inflamações em diversos órgãos, tais como os rins, articulações, pele e pulmões. Dentre os sintomas mais comuns, estão manchas avermelhadas na pele, queda de cabelo, perda de peso, fraqueza, febre, dores nas articulações, convulsões e anemia. Pessoas com essa doença devem manter um estilo de vida saudável, evitar a exposição ao sol e realizar exames preventivos com periodicidade.

Fibromialgia

A fibromialgia provoca dores musculares, principalmente nas articulações. Além disso, dores de cabeça, alterações de humor e fadiga podem ser alguns sintomas. A prevenção é realizada por meio da prática de exercícios físicos, alimentação saudável e também acompanhamento psicológico.

Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa, que afeta geralmente pessoas com mais de 65 anos. Sua evolução acarreta sérios danos, como inabilidade de interagir com o convívio social, além de perda de memória, dificuldade em executar o raciocínio crítico e alterações de humor. Para ajudar a retardar a doença, é importante manter uma rotina saudável, evitar quedas que levem ao traumatismo craniano ou concussões cerebrais e realizar atividades relacionadas à memória, como jogos por exemplo.

Leucemia

A Leucemia é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos e possui origem desconhecida. É considerada grave e pode ocorrer em todas as idades. Os sintomas incluem anemia, palpitação, falta de ar e dor de cabeça, entre outros. O destaque é a anemia, que se deve por meio da diminuição dos glóbulos vermelhos. O diagnóstico precoce é realizado com exames de sangue, principalmente o hemograma. A confirmação do resultado é feita por meio do exame da medula óssea (mielograma) e em alguns casos, é necessário fazer biópsia.

Para mais informações sobre o atendimento e sintomas dessas doenças, a Secretaria de Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200.

Explore mais...