Secretaria de Saúde divulga informações sobre trabalho da Saúde Bucal no município

A Saúde Bucal de Capivari, é uma repartição da Secretaria de Saúde que é responsável por oferecer atendimentos odontológicos gratuitos à população através do SUS. Pensando nisso, a pasta divulgou uma nota detalhando todas as atividades desempenhadas pela unidade, além dos pontos de atendimento e recomendações para manutenção da Saúde Bucal.

A unidade realiza seus atendimentos na Divisão de Saúde Bucal nas Escolas Municipais José Benedito, além das escolas Professora Maria Rosa Lembo Duarte, no bairro Balan, Professor Cherubim Fernandes Sampaio, no bairro Gênova, Professor Aldo Silveira, no bairro Moreto e José Annicchino Fu Paulo, no bairro São João e nos Postos de Saúde dos bairros Castelani, Engenho Velho, Jardim Primavera, Porto Alegre e Santa Rita.

Atualmente, passado o período da Pandemia, houve o retorno das atividades normais de atendimento eletivo e urgência, exceto escovação dental supervisionada. Está ocorrendo a distribuição de escova e creme dental com a realização de palestras educativas sobre a técnica de escovação.

Foi reativado o projeto de “Verniz Fluoretado” em crianças das creches municipais, para prevenção do aparecimento da cárie dentária. E foi implantado o serviço de tratamento odontológico hospitalar para Pacientes Especiais com sedação, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Capivari.

Dicas de manutenção da Saúde Bucal

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo em geral, além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração. A boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde, além do agravamento de doenças sistêmicas como cardiopatias, diabetes, problemas renais entre outros. Portanto, uma boa higiene bucal diminui o risco de problemas bucais e dentários e contribui para a saúde geral de cada pessoa.

É importante ressaltar que doenças da boca têm relação direta com hábitos prejudiciais à Saúde, tais como o fumo, consumo de álcool e a má alimentação. Os problemas mais comuns são: a cárie dentária, doenças gengivais como a gengivite e periodontite, resultantes da placa bacteriana, formação de cálculo dental, lesões bucais e aftas, mau hálito e o câncer bucal, intimamente ligado ao fumo e álcool. Para a devida prevenção desses problemas, ações diárias devem ser feitas, tais como:

– eliminação da placa bacteriana por meio de escovação adequada e do uso do fio dental;
– limpeza da língua, utilizando um raspador, a fim de retirar a saburra lingual;
– uso racional do açúcar evitando o consumo excessivo de doces;
– utilização adequada do flúor, com cremes dentais fluorados;
– evitar o uso de próteses mal ajustadas;
– evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
– ir ao dentista regularmente;

O público com mais de 40 anos de idade que é ou já foi consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e que possua alguma lesão na boca, é recomendado que procure um profissional de saúde para fazer exame preventivo contra o Câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando a doença é diagnosticada logo que surge, ela pode ser curada com mais facilidade.