Secretaria de Saúde divulga recomendações de combate à Tuberculose

Compartilhe

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou recomendações de combate à Tuberculose em alusão ao dia de combate a doença, celebrado no dia 17 de novembro, com objetivo de incentivar o diagnóstico prevenção precoce, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada, quando então os pacientes demoram a procurar um médico e tem seu estado de saúde agravado.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, até o momento foram registrados 14 casos da doença e atualmente sete pacientes estão em tratamento. A orientação é que as pessoas que apresentarem sintomas como tosse persistente por mais de duas semanas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para serem orientadas para exame.

Os sintomas da tuberculose são tosse, febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço. O sintoma mais frequente da Tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. O tratamento é feito a base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses e as medicações são distribuídas gratuitamente pelo Sistema de Saúde.

No caso de suspeita da doença a orientação é procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

Explore mais...