Secretaria de Saúde organiza ações internas do “Setembro Amarelo” no Ambulatório de Saúde Mental e unidades do CAPS

Compartilhe

Os setores da Saúde Mental, da Secretaria da Saúde, realizarão ações internas durante o mês de setembro para fazer alusão à campanha do “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio. O Ambulatório da Saúde Mental e também os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS II e CAPS AD (álcool e drogas) aproveitarão para falar, conscientizar e agir em prol da saúde mental da população.
Oficialmente, no dia 10 de setembro se celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, embora a iniciativa para combate aconteça durante todo o ano. O lema da campanha “Setembro Amarelo” deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”, incentivando as pessoas que estão passando por algum tipo de transtorno a procurarem algum especialista para a devida orientação.

O setor CAPS II realizará no dia 24 de setembro uma confraternização com todos os usuários da unidade com organização de bingo, enquanto no dia 25, haverá uma roda de conversa com os pacientes e familiares a respeito do tema. Já no dia 26, os usuários do CAPS II serão brindados com uma sessão de cinema. O CAPS AD preparou a primeira de suas atividades para o dia 10, às 13h30, onde será organizada uma oficina de artesanatos. No dia 20, também as 13h30, haverá também uma sessão de cinema sobre o tema e para finalizar, no dia 26, às 09h, a organização de uma roda de conversa com os presentes.

O Ambulatório da Saúde Mental organiza uma roda de conversa no dia 12 de setembro, às 9h, no auditório da Secretaria da Educação, ação essa que será conduzida pelas psicólogas Juliana Campos Moura e Grasiele de Oliveira Souza que abordarão temas voltados a campanha, como prevenção ao suicídio, saúde mental, mitos sobre o comportamento suicida e um olhar cuidadoso aos que precisam de ajuda. Além dos setores da Saúde Mental, os Postos de Saúde também enfeitaram suas unidades de amarelo para lembrar da Campanha e incentivar as pessoas a buscar auxiliar e acolhimento em caso de necessidade.

Todos os setores estão a disposição para quem tiver dúvidas e auxiliam para quem precisar procurar apoio e cuidado especializado, pois existe uma equipe apta para o acolhimento e orientação. Mais informações estão disponíveis nos setores da Saúde Mental. O Ambulatório Saúde Mental fica na Rua João Vaz, 262, Centro, e atende pelo telefone: (19) 3492-4199. O CAPS II, é situado na Rua Sinharinha Frota, 290, Centro, com atendimento também pelo telefone: (19) 3492-1533, e o CAPS AD, é localizado na Rua Barão do Rio Branco, 43, Centro, atendendo pelo telefone (19) 3492-5626.

Explore mais...