Secretaria de Saúde reforça a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida dos bebês

Compartilhe

A Secretaria de Saúde de Capivari divulgou orientações sobre a importância do aleitamento materno, que é um ato de amor que promove satisfação para a mãe e para o bebê, reforçando o vínculo afetivo, com o aconchegado ao colo, onde ele se sente seguro, protegido e amado.

O leite materno é o melhor e mais adequado alimento para os recém-nascidos, preenchendo todas as necessidades do seu organismo nos seis primeiros meses de vida, fornecendo todos os nutrientes que a criança precisa, além das defesas (anticorpos), contra doenças infecciosas. O aleitamento materno é o momento de maior intimidade entre mãe e filho.

Por ser de fácil digestão, o leite materno não afeta o frágil intestino do bebê, diminuindo a ocorrência de diarreias, desidratação e desnutrição. Além de ser mais higiênico, porque vai da “fábrica ao consumidor”, não ficando sujeito a contaminação do ambiente, sendo mais prático e estando sempre pronto na temperatura ideal para ser oferecido a qualquer momento.

O tempo de amamentação vai até os seis meses de idade, sendo o leite materno o único alimento. Já de seis a 12 meses, o leite materno vira o alimento básico, podendo introduzir outros aos poucos. Após o primeiro ano de vida, o leite materno continua útil, sendo bom para a criança mamar no peito até dois anos.

O aleitamento materno protege contra infecções e alergias, além de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e câncer na infância. Outros benefícios são também melhor resposta a vacinação, menos problemas ortodônticos e fonoaudiólogos, prevenção da obesidade e melhor desenvolvimento cognitivo. Já para a mãe, o aleitamento materno auxilia na involução uterina, reduz risco de hemorragia pós-parto, aumenta reservas de ferro e reduz o risco de câncer de mama e ovário.

O Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar”, ou Posto Central, é o setor de atendimento à gestante e aos bebês. Entretanto, em todos os Postos de Saúde as enfermeiras fazem orientação, quanto a amamentação nos grupos para gestantes e nas primeiras visitas da mãe com o recém-nascido na Unidade. Qualquer gestante pode procurar o serviço para orientações e dúvidas.

Explore mais...