Secretaria de Saúde orienta sobre prevenção de Diabetes

Compartilhe

 

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, divulgou orientações sobre a prevenção de Diabetes, que é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regulamenta a glicose no sangue, garantindo energia para o organismo.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar), a transformando em energia para manutenção das células do nosso organismo. A Diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, a diabetes pode levar à morte.

A causa da Diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de se previnir é com práticas de vida saudáveis, como alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas. Já os principais sintomas da diabetes são fome, sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia. Perda de peso, fraqueza, fadiga, mudanças de humor e náusea e vômito, feridas que demoram para cicatrizar, visão embaçada, formigamento nos pés e mãos também são alguns dos sintomas.

Além dos fatores genéticos e a ausência de hábitos saudáveis, existem outros fatores de risco que pode contribuir para o desenvolvimento da diabetes, diagnóstico de pré-diabetes, pressão alta, colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue, doenças renais crônicas, mulheres que deram à luz criança com mais de quatro quilos, diabetes gestacional e outros.

Em caso de suspeita, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima do seu bairro.

Explore mais...