Uso de Chromebooks nas escolas de Capivari torna aprendizado mais divertido e eficaz

Entregues às escolas em fevereiro deste ano pela Secretaria da Educação de Capivari, os 400 Chromebooks que estão em uso na Rede Municipal, vem tendo grande efeito no dia a dia dos alunos. Os equipamentos, que são uma espécie de computador individual usado pelas crianças para acessar conteúdos diversos, torna as aulas mais divertidas e interativas, segundo os próprios profissionais da Educação.

“A tecnologia na educação, quando usada da forma correta, torna-se uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes. Por meio dela, os alunos podem acessar conteúdos relevantes, mergulhar em um universo de novos conhecimentos e manter uma proximidade muito maior com os educadores”, comemora Vânia Doriguello, diretora da Escola José Bendito Pinto Antunes, da região central.

Os Chromebooks foram entregues após um pronunciamento em redes sociais feito pelo prefeito Vitão Riccomini, acompanhado na ocasião, do vice-prefeito, Bruno Barnabé, e do secretário da Educação, José Lucas de Moraes, no dia 13 de fevereiro. O chefe do executivo explicou que a ação era voltada aos alunos do segundo ao nono ano, que receberam e que passaram a ser utilizados por alunos e professores, individualmente, evitando a necessidade de se investir em laboratórios de informática. “A pandemia nos ensinou a importância de se investir numa educação que mescla o presencial com o tecnológico. Por isso, estamos investindo no que for preciso para que nossos alunos possam aprender e a ter acesso a conteúdos de forma ampla”, afirmou Vitão.

Junto à entrega dos equipamentos, o responsável pelo departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria da Educação, Ewerton Gonçalves Leandro, criou uma conta no Google Education para o uso dos profissionais da Secretaria da Educação. “No momento, estamos terminando de cadastrar todos os alunos e professores na plataforma, para que cada um possa ter seu e-mail e espaço drive para usar melhor essa plataforma de onde estiverem”, adianta Ewerton.

No total, 14 escolas da Rede Municipal com alunos a partir do segundo ano, receberam o equipamento. Além dos Chromebooks, a Prefeitura investiu em carrinhos que fazem o carregamento completo das baterias dos equipamentos de uma vez só, sendo o laboratório itinerante das escolas. Cada Chromebook tem a duração de oito horas ininterruptas. Os alunos fazem o uso do equipamento dentro de sala de aula, de acordo o plano de aula de cada professor.

“Nesses meses de uso dos Chromebooks, ele tornou-se ferramenta primordial de pesquisa em sala de aula, com conteúdos sendo passados de forma dinâmica e lúdica”, avisa José Lucas de Moraes, Secretário da Educação de Capivari.

Para informações sobre a Secretaria da Educação, entre em contato pelo WhatsApp (19) 3491-9343. A sede “Professor Nadir Assalin” está localizada na rua Pedro Stucchi, 381, no bairro Pão de Açúcar. O horário de funcionamento é das 08h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.