03 de dezembro, “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência” e Capivari completa com 670 atendimentos para pessoas com deficiência neste ano de 2022

Compartilhe

Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 03 de dezembro. Com a criação dessa data, a ONU tinha como objetivo principal conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todas as pessoas com deficiência ao redor do planeta.

De acordo com a ONU, aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência.

De uma maneira geral, pessoas com deficiência precisam de uma maior atenção por parte dos governantes, principalmente no que diz respeito à acessibilidade e inclusão na sociedade. Segundo a ONU, pessoas com deficiência são mais vulneráveis a abusos e normalmente não frequentam a escola. Com a legislação que determina que a pessoa com deficiência tem direito a frequentar a escola regular, tal porcentagem tem melhorado, mas ainda há um longo caminho a percorrer no processo escolar, assim como em outras esferas.

É importante destacar que a maioria das pessoas com deficiência não conseguem entrar no mercado de trabalho principalmente porque alguns empregadores acreditam que essas pessoas não são capazes de realizar o trabalho com eficiência, além de acharem que a construção de um ambiente acessível é bastante cara. Sendo assim, está claro que é fundamental que se criem políticas que acolham melhor essa parcela da população.

Em Capivari, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, vem fazendo um trabalho em diferentes frentes para que a pessoa com deficiência tenha maior acessibilidade e inclusão social no mercado de trabalho, transporte, entre outros.

Em 2022 a Secretaria atendeu cerca de 670 pessoas dando suporte para agendamento de consultas, transportes, solicitação de benefícios federais, empréstimos de equipamentos, ingresso no mercado de trabalho e toda informação necessária para facilitar a vida das pessoas com deficiência e seus familiares.

Neste ano foram realizados 92 empréstimos de equipamentos, beneficiando 66 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. No mercado de trabalho, através do Programa Emprego Apoiado, conseguimos inserir 19 pessoas com deficiência que estão atualmente empregadas”, explica a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Maschietto Gonçalves Albini, e acrescenta: “É importante que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.”

Para mais informações, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida está situada na Rua da Constituição, 123, no bairro Pão de Açúcar, atendendo das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Os telefones são (19) 2146-1525 e (19) 3491-1314.

Explore mais...