Último mutirão de castrações de 2021 atendeu 63 animais na manhã do último domingo, dia 05

Compartilhe

Na manhã do último domingo, dia 05, a Secretaria de Saúde efetuou mais uma etapa do cronograma de castrações no prédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A campanha foi conduzida novamente pelo grupo de profissionais do veterinário Edoardo Tancredi, seguindo mapeamento efetuado meses atrás com a adição de novas solicitações recebidas via e-mail.

No total, 63 animais foram atendidos, sendo 27 cães e 36 gatos. É importante destacar que o não comparecimento prejudica o trabalho dos profissionais que poderiam atender um número maior de animais durante o mutirão.

É importante destacar que gatos devem ser trazidos em compartimentos específicos para transporte, cachorros considerados agressivos devem ser levados com focinheiras. Assim como na edição anterior, a campanha adotou protocolos de distanciamento e segurança contra a Covid-19, através de agendamento de horários previamente estabelecidos para conter eventuais aglomerações.

A Secretaria de Saúde estabeleceu critérios, com base na renda per capita, para priorizar as famílias de baixa renda e vulnerabilidade social comprovada. A pasta ainda recomenda as famílias cadastradas que, caso não possam comparecer ao local na data e hora solicitada, que comuniquem o CCZ para que outras famílias possam ser atendidas, a unidade atende através do telefone 3492-3303. A próxima edição do mutirão deverá acontecer no início de 2022.

A secretária de Saúde, Vládia Guimarães, agradeceu a equipe do Dr. Edoardo Tancrede e todos os funcionários do CCZ envolvidos nos mutirões. “Conseguimos atender uma necessidade da população que era disponibilizar a castração de animais domésticos, trabalho que foi capaz graças ao empenho dos servidores do Centro de Controle do Zoonoses e também da equipe especializada do Dr. Edoardo Tancrede. Em 2022, vamos seguir trabalhando para que mais pessoas possam ser atendidas”, afirmou.

Os interessados em cadastrar o animal de estimação na fila para castrações, devem enviar para o e-mail zoonoses@capivari.sp.gov.br as seguintes informações: Nome do responsável pelo animal, telefone para contato, tamanho do animal (porte pequeno, médio ou grande), sexo do animal e qual espécie (cão ou gato).

Explore mais...