A Secretaria de Saúde, através do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas) divulgou uma série de recomendações em alusão ao dia nacional de combate as drogas e alcoolismo, que acontece no dia 20 de fevereiro. O setor alerta dos riscos que as drogas, o cigarro e o álcool fazem à saúde, principalmente no período de Carnaval, quando se sabe do consumo excessivo destas substâncias.
O setor Caps AD realiza atendimentos ambulatoriais intensivos e semi-intensivos todos os dias, assim que o interessado procura o setor, onde é realizada a triagem. O setor conta com consultas médicas com clínico geral e psiquiatra, consulta com psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e enfermeiro, além de atividades com educador físico e trabalhos terapêuticos nas oficinas especializadas também.
Atualmente o trabalho do CAPs AD é direcionado para as intervenções na integralidade do ser não apenas na substância em si. Consideram aspectos biopsicossocial e espiritual, dentro da política do SUS nos princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade. Na busca junto com o usuário em sua melhora na qualidade de vida, ampliando o repertório de atividades, ocupando o ócio e construindo outras fontes de prazer. Desenvolvem e potencializam habilidades e vulnerabilidades. O trabalho incentiva a fazer uma reflexão para saber o quanto do uso destas substâncias está contribuindo ou não para a vida pessoal, familiar, social, educacional, profissional do paciente.
Uma dica é intercalar o uso da bebida alcoólica e drogas com água e alimentos, o que causa menos danos ao organismo e ao estado de consciência. Em caso de mal-estar, o ideal é ser levado ao hospital e posteriormente ao CAPS AD. Hoje o termo combate não é o mais adequado, em conformidade com a nova Lei 10.216/2001 e a portaria 3088/2011 da reforma psiquiátrica que trabalha na perspectiva da redução de danos.
O CAPS AD está localizado na rua Barão do Rio Branco, 43, Centro. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (19) 3492-5626. O setor atende presencialmente das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Vale ressaltar que os trabalhos produzidos em oficinas terapêuticas pelos pacientes encontram-se em exposição na unidade.
Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.