A Rede Municipal de Ensino de Capivari se prepara para o início de mais um ano letivo, marcado para o próximo dia 2 de fevereiro, quando cerca de 6 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental retornam às escolas.
Antes do retorno dos estudantes, os professores da rede participaram durante toda esta semana da Formação Continuada, prática que já se tornou tradicional na atual gestão e reforça a valorização dos profissionais da educação.
Para o secretário municipal de Educação, José Lucas de Moraes, esse momento é essencial para alinhar práticas pedagógicas e fortalecer o trabalho em sala de aula. “A volta às aulas é sempre um período de muita expectativa. Estamos trabalhando com dedicação para oferecer um ambiente acolhedor, com qualidade de ensino e atenção às necessidades dos nossos alunos. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais a educação pública de Capivari, investindo sempre em estrutura, mas principalmente nas pessoas”, destacou o secretário.
O ano letivo de 2026 será norteado pelo projeto “Conhecendo o Mundo por Meio das Culturas”, que tem como objetivo geral promover o conhecimento, a valorização e o respeito à diversidade cultural mundial, desenvolvendo nos estudantes o sentimento de pertencimento, identidade cultural, convivência e compreensão das pluralidades que compõem as nações do mundo. A proposta será trabalhada de forma transversal nas unidades escolares.
Na Educação Infantil, a rede municipal avança ainda mais com a expansão formativa do programa “Capivari do Amanhã”, que em 2026 passará a contemplar mais quatro escolas. Atualmente, três unidades já são escolas referência no programa, fundamentado nos princípios da Pedagogia Florença, e contam também com o inovador Programa de Comunicação Ativa, fortalecendo o protagonismo infantil, o vínculo com as famílias e práticas pedagógicas de excelência.
O prefeito Vitão Riccomini ressaltou que os investimentos na educação refletem uma visão de futuro e cuidado com as novas gerações. “Educação é prioridade em nossa gestão. Estamos investindo de forma integrada em infraestrutura, no pedagógico e, principalmente, na formação de pessoas. Programas inovadores, inclusão, valorização dos profissionais e projetos que ampliam o olhar das nossas crianças para o mundo são marcas do trabalho que estamos construindo em Capivari”, afirmou o prefeito.
Além do planejamento pedagógico, as equipes escolares estão preparadas para orientar pais e responsáveis quanto aos horários, materiais escolares e rotinas do início do ano letivo, reforçando o diálogo e a parceria entre escola e família.

