A pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

No dia 1º de maio, se comemora o Dia do Trabalhador, uma data para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Um dia para celebrar ainda mais as conquistas da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho, visto que ainda existem muitas barreiras físicas, atitudinais e comunicacionais a serem transpostas nas empresas para que este público possa estar cada vez mais presente nos ambientes de trabalho.

Dessa maneira, não há como falar na pessoa com deficiência no mercado de trabalho sem falarmos em Inclusão. A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. A inclusão das pessoas com deficiência é fundamental para a organização, tanto pela responsabilidade social quanto pela aprendizagem da equipe e por respeito a esse público. Para isso, as organizações devem se esforçar para transpor as barreiras físicas, atitudinais e comunicacionais, através de programas de diversidade e inclusão, que informem os colaboradores a respeito das deficiências também através de adaptações de acessibilidade física e tecnologias assistivas que permitam maior ampliação da comunicação.

Em Capivari, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida vem trabalhando desde janeiro de 2021 junto às organizações, apoiando ações de contratação de pessoas com deficiência através do envio de currículos e também no auxílio aos candidatos e às famílias com os laudos médicos e a confecção de currículos.

“Desde o ano passado, nós colocamos em prática o Projeto “Trabalho Apoiado”, em parceria com o PAT, e inserimos no mercado de trabalho 15 pessoas com deficiência, sendo 9 pessoas somente este ano. Nós fazemos um trabalho humanizado de acolhimento às famílias e ao candidato, esclarecendo dúvidas e também auxiliando em todo o processo até a sua conclusão. Gostaríamos de incentivar as pessoas com deficiência que desejam trabalhar a nos mandar seu currículo. Caso não tenham, nós auxiliamos a pessoa a fazer”, esclarece a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Manuela Maschietto Gonçalves Albini.

Para enviar seu currículo ou receber informações e auxílio para o Projeto “Trabalho Apoiado”, entre em contato com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, através dos telefones (19) 2146-1525 (WhatsApp) e 3491-1314. Quem preferir, pode enviar um e-mail para atendimento.pcd@capivari.sp.gov.br. A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida está localizada na rua Constituição, 123, no bairro Pão de Açúcar. O horário de funcionamento é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, com agendamento prévio.

Explore mais...