O Sicoob Cooplivre realizou na manhã desta segunda-feira, dia 02, a premiação do Concurso Cultural “Escola que Coopera Faz um Futuro Melhor” no auditório “Professor Luiz Fernando C. Leite”, da Secretaria de Educação de Capivari. Cerca de 3 mil alunos de diversas cidades participaram do concurso, que teve diversos premiados da rede estadual de Capivari ocupando as primeiras colocações. O concurso teve como tema o cooperativismo, e os alunos de terceiro, quinto, sétimo e nono anos puderam se expressar nas categorias Desenho, Crônica, Poema e HQ.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Sicoob, Arlindo Battaglin Jr., o Concurso Cultural explicita a intenção da cooperativa de fomentar o cooperativismo em escolas do ensino fundamental das redes pública e privada e das cooperativas educacionais, promovendo a construção de conhecimentos geradores de práticas mais cooperativas, aprendidas e vivenciadas com base em valores e princípios cooperativistas, durante as atividades escolares. “A prefeitura de Capivari tem sido uma grande parceira nessa jornada, sempre pronta em nos apoiar em tudo que é possível visando o bem da comunidade”, elogiou Battaglin.
O programa é anual e se desenvolve anualmente em torno da proposição de um tema que favorece a problematização de conhecimentos sobre a realidade local. Os participantes recebem aula prática sobre o tema proposto de cada edição e são estimulados a criar produções textuais alinhadas e indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os melhores trabalhos são selecionados e premiados em três etapas: local, regional e nacional.
No total, cinco alunos de Capivari foram premiados. Beatriz Fernanda Mercedes de Moraes, da escola Dirceu Ortolani Stein, ficou em primeiro lugar na categoria Desenho; Abner Nere Silva, da escola professor Derly Andriotti, também alcançou a primeira colocação na categoria crônica; Nicole Joana Prado, do colégio Laura Quagliato Pacheco, levou o topo da categoria quadrinhos (HQ); nessa mesma categoria, outros dois alunos da Laura Quagliato ocuparam a terceira e a quarta colocações: Nicoli de Souza Ferreira e Felipe Proença da Silva, respectivamente.
O secretário de Educação de Capivari, José Lucas de Moraes, destacou a importância dessa premiação ter representantes de diversas escolas do município. “Fico muito feliz em ver que há uma equidade em nossa qualidade de ensino, que os alunos aqui do centro recebem o mesmo ensino de qualidade dos que estão em escolas periféricas. Essa é uma meta perseguida por todos aqui da Secretaria desde o primeiro dia”, reforçou José Lucas.
Agora, os alunos premiados em Capivari vão concorrer às etapas estaduais e nacional nos meses.
1° lugar em Desenho:
Beatriz Fernanda Mercedes de Moraes
Escola: Dirceu Ortolani Stein
Professor: Sindelly Lourenço
Cidade: Capivari
2° lugar em Desenho
Graziela Passos Fernandes
Escola Padre Júlio Prestes Holtz
Professor: Leandro Calcidoni
Cidade: Cerquilho
3° lugar em Desenho:
Larissa Caetano Dolnick
Professora: Elis Regina Prestes Barbosa
Escola: Antônio Modolo
Cidade: Boituva
1° lugar em Crônica:
Abner Nere Silva
Escola: prof. Derly Andriotti
Professora: Dayana Wolk
Cidade: Capivari
2° lugar de crônica
Aluna: Rafaela Nicoli Pereira Rosa
Professora Josyany
Escola: Antônio Modolo
Cidade: Boituva
3° lugar em Crônica: Laisa Ravelli Cavalcanti
Professora: Josyany Diniz Hergesel
Escola: Antônio Modolo
Cidade: Boituva
1° lugar poema
Anna Laura da Silva
Professora: Renata Galucci
Escola: Mario Covas Jumirim
Cidade: Jumirim
2° lugar poema
Ana Laura de Nadai
Professora: Adriana
Escola: Anglo
Cidade: Cerquilho
3° lugar poema
Maria Eduarda Camargo
Escola: centro de educação criar
Professora: Gabriella Teixeira
Cidade: Tietê
1° lugar quadrinhos
Nicole Joana Prado
Escola: Laura Quagliato
Cidade: Capivari
2° lugar quadrinhos
Gerson Azevedo dos Santos
Escola: Mario Covas Jumirim
Cidade: Jumirim
Professora: Simone
3° lugar quadrinhos:
Nicolli de Souza Ferreira
Escola: Laura Quagliato
Cidade: Capivari
4° lugar quadrinhos
Felipe Proença da Silva
Escola: Laura Quagliato
Cidade: Capivari