Cadastro PCD começará a atender pessoas com deficiências físicas a partir do dia 13 de dezembro

Compartilhe

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida começará nesta segunda-feira, dia 13, o cadastro das pessoas com deficiências físicas como paralisia cerebral, amputações ou ausência de membros, paraplegia, tetraplegia, nanismo, gigantismo, membros com deformidade congênita ou adquirida e demais deficiências em que haja alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

Não se enquadram nessa categoria as pessoas com deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

O Cadastro PCD está sendo realizado desde outubro e seguindo o cronograma por deficiência. Através de contato telefônico ou presencialmente na Secretaria, as pessoas com deficiência, cuidadores ou tutores legais, deverão passar informações como nome, RG, CPF, endereço e telefone. Os dados coletados serão mantidos em sigilo e servirão apenas para o levantamento de informações sobre a população deficiente do município.

“As pessoas com deficiência física devem entrar em contato com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para se cadastrar. No ano que vem, pretendemos fazer uma repescagem por bairro através dos Postos de Saúde, pois o engajamento da população não tem sido tão grande quanto esperávamos. Nosso objetivo é cadastrar todas as pessoas com deficiência do município para sabermos onde estão e quais as principais necessidades desse público. De outubro até agora, já foram cadastradas 108 pessoas com deficiência e, a nossa previsão, é de que cheguemos a cerca de 2.000 pessoas”, comentou Manuela Maschietto Gonçalves Albini, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
O Cadastro PCD é feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, através dos números (19) 3491-1314 e (19) 2146-1525 (WhatsApp).

Explore mais...