Campanha de Doação de Sangue neste sábado dia 23

Neste sábado, dia 23, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde acontece mais uma edição da Campanha de Doação de Sangue. O evento vai acontecer na Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes, das 09h às 12h. O público que fez a inscrição através do site até o dia 18 terá prioridade de atendimento.

De acordo com a pasta, os doadores serão divididos em horários específicos para evitar aglomerações, com confirmações sendo enviadas para cada pessoa com antecedência. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, algumas vagas estarão disponíveis no dia da doação, para caso alguém queira doar e não tenha se inscrito antecipadamente.

Para doar sangue, é necessário estar se sentindo bem no dia da doação, levar documento com foto, possuir entre 16 anos e 69 anos de idade (caso seja menor de idade, estar acompanhado de responsável. A idade máxima para doar pela primeira vez é 60 anos) além de pesar acima de 50 kg. É recomendável não estar em jejum para fazer a doação, evitando alimentos gordurosos e pesados, dormir pelo menos seis horas na noite anterior, não ingerir bebidas alcoólicas um dia antes e evitar fumar pelo menos duas horas antes de doar.

A Secretaria de Saúde destaca que todos os protocolos contra a Covid-19 serão adotados, como distanciamento social, disponibilidade de álcool em gel para os presentes e obrigatoriedade do uso de máscaras, por se tratar de um serviço de saúde. Pessoas que contraírem a doença devem esperar 30 dias para efetuar a doação de sangue, contando a partir da data de recuperação. Os que tiveram contato direto com pessoas infectadas pela doença devem esperar 14 dias antes de fazer a doação.

Para mais informações, a Secretaria de Saúde atende através do telefone 3492-8200. A Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes fica situada na rua Padre Fabiano, 1351, Centro.