Cão “K9 Zeus” recebe certificação para detecção e faro de entorpecentes junto a três agentes da Guarda Civil de Capivari

Compartilhe

No último fim de semana, três oficiais da Guarda Civil de Capivari juntos com o cão “K9 Zeus” do canil da corporação, participaram de um Seminário de Detecção e Certificação de Cães na cidade de Guarujá, litoral de São Paulo. Os Guardas-civis, sob comando do Chefe Cardoso, concluíram com sucesso o treinamento que garantiu a certificação deles como condutores do cão “K9 Zeus” em ocorrências de faro de entorpecentes.

Com duração de três dias, o seminário foi ministrado pelo instrutor R. Cesar Kanine que apresentou aulas teóricas e práticas sobre diversos temas, tais como “Evolução do cão na busca”, “Seleção e socialização do cão de faro”, “Reforços e punições”, “Propósito da caixa de faro e painel de faro”, “Tipos de condução, odorização e tipos de indicações de reforços”, “Transição de reforços e ambientação” e “Prática de adestramento”.

“Pela primeira vez na história do Canil, após a contratação de um programa de adestramento no início de 2021, conseguimos a certificação de um cão policial. Nós somos a única Guarda Civil da região que possuí um cão certificado. Para se ter ideia da dificuldade de conseguir ser apto nessa prova, de 17 cães que tentaram, apenas 3 conseguiram, meus agradecimentos ao Adestrador Nenê, ao Chefe Cardoso e todos seus integrantes da ROMU 20 CANIL” enfatizou Mauro Júnior, Secretário da Segurança Pública.

Após a conclusão das aulas, tanto os oficiais quanto o “K9 Zeus” foram submetidos a uma prova final, onde uma pontuação mínima foi estipulada para garantir a aprovação dos agentes, que acabou sendo concluída com sucesso pela equipe do Chefe Cardoso, tornando o cão da corporação o único da região de Capivari que possui essa certificação para operar nessas situações. O seminário e a certificação oferecida aos concluintes têm a autenticação da Comissão de Cães de Polícia do Brasil e da Sociedade Brasileira de Cinofilia (SOBRACI).

Explore mais...