Prefeitura anuncia funcionamento de primeiro semáforo para pedestres a partir desta segunda, dia 17

Na tarde da última segunda-feira, dia 17, o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini e vice-prefeito, Bruno Barnabé, anunciaram uma melhoria inédita para o município na área da mobilidade urbana. O primeiro semáforo de pedestres, situado na esquina entre a avenida Pio XII e a avenida Dr. Rodrigues Alves foi ligado, dando o pontapé inicial para a implantação de uma nova tecnologia na cidade.

O novo equipamento funciona de maneira simples, onde os pedestres que desejarem fazer a travessia com segurança na faixa de pedestres destas vias, podem aguardar o sinal verde de pedestre automaticamente, ou se o fluxo de veículos já estiver aberto, é possível pressionar um botão localizado no poste metálico da estrutura do semáforo. Após essa ação, o equipamento de pedestres ficará verde em aproximadamente 20 segundos, tempo suficiente para que o fluxo de veículos seja interrompido com a luz vermelha.

Além disso, o cruzamento entre a avenida Pio XII e a avenida Dr. Rodrigues Alves vai receber nova sinalização de solo com a tecnologia “hotspray”, também conhecida como pintura à quente, novidade também pertencente ao pacote de investimentos em mobilidade urbana. As faixas de pedestres serão iluminadas à noite, ficando refletivas e destacadas através das esferas colocadas na tinta especial.

“É com grande felicidade que Bruno e eu anunciamos a instalação de um equipamento inédito em nossa cidade, parte do nosso pacote de investimentos em mobilidade urbana. Em breve vamos instalar mais dois equipamentos iguais a este na rua XV de Novembro, para posteriormente, fazermos o mesmo em outros pontos da cidade, para que aos poucos, Capivari se torne uma cidade cada vez mais moderna”, afirmou o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini.

Assim como os semáforos para veículos, esse novo equipamento também será conectado à internet, ampliando dessa forma o conceito de cidade inteligente em outras vertentes da mobilidade urbana. Há algumas semanas atrás, o conceito de “Onda Verde” foi implantado no município, onde semáforos de uma mesma rua foram sincronizados para abrir e fechar ao mesmo tempo, contribuindo para a fluidez no tráfego de veículos.

“Esses novos equipamentos são grandes conquistas para a mobilidade urbana da nossa cidade. Eles possuem equipe técnica 24 horas, além de conectividade à internet, que somados aos sistemas de segurança como a Muralha Digital, tornam Capivari uma cidade sincronizada ao conceito de cidade inteligente. Pouquíssimas cidades no Brasil tem essa tecnologia de semáforos controlados via internet e atualmente nós temos 100% do parque semafórico nessa condição. Já contratamos placas de sinalização vertical produzidas conforme as normas do CONTRAN, além de serviço de pintura com tintas de qualidade que duram muito mais tempo no solo. Com isso, estamos evoluindo cada vez mais”, afirmou Mauro Júnior, secretário de Mobilidade Urbana (SEMUR).

Para mais informações, a pasta atende através de telefone e WhatsApp pelo número (19) 3492-3773.