Capivari comemora o “Dia Nacional da Consciência Negra” com muitas atrações e festividades

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Cultura e Turismo, divulga a agenda de atrações para as comemorações do mês da Consciência Negra. Os eventos culturais celebrarão a cultura negra entre os dias 17 e 20 de novembro, no Centro Cultural “Alan de Lima Palma”.

Esse ano, nas comemorações em Capivari, haverá uma Missa Afro com participação do Coral da Diocese de Piracicaba, exibição de um documentário e roda de conversa. Muita música, dança e poesia, gastronomia, moda e beleza. Apresentação de Capoeira e de grupos musicais também fazem parte da programação.

No dia 20, que é o “Dia da Consciência Negra”, o Secretário de Cultura e Turismo de Capivari, fará a abertura do evento, e destaca a importância da data: “Esse é um dia muito significativo, um dia de reflexão, reconhecimento e valorização da luta dos negros, da cultura negra brasileira e da importância da contribuição dos negros para a nossa sociedade”.

Para mais informações sobre a agenda cultural da cidade nas próximas semanas, a Secretaria de Cultura e Turismo atende através do telefone 3491-1322, ou presencialmente em sua sede situada na rua Dulcinda Bartolomeu Hoppe, 78, bairro Santo Antônio.

Programação das festividades da Consciência Negra 2022

Dia 17, às 19h30
Missa Afro realizada pelo Padre André Andrade Brandão da Igreja São Benedito, com participação do Coral Afro da Diocese de Piracicaba.
Local: Centro Cultural “Alan de Lima Palma”, situado rua da Liberdade, s/n, Estação

Dia 19, às 19h30
Exibição do documentário “Dentro da Minha Pele” e uma roda de conversa.
“Dentro da Minha Pele” é um documentário de 2020 lançado pela GloboPlay que conta a história de nove pessoas que vivem em São Paulo e relatam suas fortes experiências e trajetórias. Com participação da artista capivariana Anicide de Toledo e do grupo Guaiá do Batuque de Umbigada.
Local: Centro Cultural “Alan de Lima Palma”, situado na rua da Liberdade, s/n, Estação

Dia 20, a partir das 13h
Espaço Beleza com Silvia Souza e Pâmela Moreira da Silva e Artesanato Afro com Negrali.
Na gastronomia teremos feijoada e cuscuz de copo.
Apresentações celebrando a cultura e Consciência Negra com capoeira, Samba Rock com Amauri e o grupo Dançarte, da professora Sabrina Boaventura de Almeida.
Nas apresentações de pagode, serão reunidos o grupo Virou Mania com os convidados Diego Luther, Fabinho do Canto Nacional e Suelen Ferraz.
A Percussão será dos grupos Nova Geração e Escolinha do Futuro, com Túlio Schincariol, que coordena os projetos de formação de música, e a apresentação final será da Bateria Show Bom Princípio.
Encerrrando as festividades, a tradicional apresentação do Grupo Guaiá do Batuque de Umbigada de Capivari, vem contar a história da celebração ao Dia da Consciência Negra.