Capivari está há 54 dias seguidos sem chuvas significativas; Não há previsão para os próximos dias

Compartilhe

A cidade de Capivari está há 54 dias seguidos sem chuvas significativas, aquelas que não chegam a 20 ou 30 milímetros, de acordo com a pluviometria registrada pela Defesa Civil. A seca reforça o alerta para os cuidados redobrados neste período de estiagem.

A última chuva razoável que caiu no município, foi registrada no dia 1º de junho, com 24.60mm acumulados. Após a data, não foi registrado mais nenhuma chuva significativa, sendo todas com volume inferior a dois milímetros.

Durante este período de falta de chuvas, a Defesa Civil trabalha na Operação Estiagem, que foi iniciada no dia 1º de maio e segue até o dia 30 de setembro, reforçando as orientações de combate a incêndios florestais, que costumam ser mais comuns e recorrentes durante os meses sem chuvas.

“Nesta época em que vivemos um período de estiagem, é necessário que toda a população redobre a atenção e cuidados. Devido à falta de chuvas, a probabilidade de incêndios florestais é maior, além de aumentar os problemas respiratórios. Outro ponto importante que devemos observar é a economia do uso de água. Se não economizar, vai faltar”, disse Júlio Capóssoli Neto, diretor de Defesa Civil.

Somente no período de 01 de maio a 25 de julho, a D.C. já atendeu a 22 ocorrências relacionadas a fogo em mata. As últimas divulgadas foram nos bairros Jardim Branyl, Bosque dos Pinheiros, São João Batista e na avenida Josefina Giovana Rossi.

A prática de colocar fogo em terrenos baldios, matas, pastos e outros locais, é considerado crime, de acordo com o Artigo 250, do Código Penal, e Artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais de nº 9.605/98.

PREVISÃO DO TEMPO
Não há previsão de chuvas para os próximos dias e a temperatura pode chegar até 30º C.

CUIDADOS COM A SAÚDE
Neste período, a população deve beber mais água, comer mais frutas, legumes e verduras, para evitar que fique desidratada. Evitar objetos que acumulem poeiras e usar o menos possível o ar-condicionado, que deixa o ambiente ainda mais seco.

ECONOMIA DE ÁGUA
Quando o assunto é economia de água, algumas atitudes simples podem fazer diferença, como fechar a torneira enquanto se escova os dentes, evitar banhos demorados, não acionar a descarga à toa, não usar a mangueira para limpar calçadas e lavar carros com balde com água.

INCÊNDIOS E QUEIMADAS
Evite jogar cigarros ou fósforos acesos nas margens de rodovias, acender fogueiras e evitar qualquer tipo de queimada, pois neste período, qualquer pequeno foco de fogo, pode resultar em grandes desastres.

Se avistar fumaça em algum lugar ou precisar de ajuda da equipe, acione a Defesa Civil pelo telefone (19) 3492-3186 ou pelo 199. A Guarda Civil atende pelo 153, 24h por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.

Explore mais...