Capivari promove “Capacitação sobre ocorrências envolvendo agressor ativo” para cerca de 80 diretores e gestores das escolas do município

O Secretário de Segurança Pública de Capivari, Mauro Júnior, ministrou uma aula de capacitação para cerca de 80 diretores e gestores de todas as escolas do município na última semana, na Câmara Municipal de Vereadores. Além do Secretário, que também é policial e professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo (ACADEPOL), participaram do evento o Secretário da Educação, José Lucas de Moraes, o Vice-prefeito, Bruno Barnabé e o presidente da Câmara de Vereadores, Thiago Braggion.

A palestra, segundo o Secretário, é uma forma de reforçar técnicas de segurança nas escolas e, por consequência, tranquilizar os colaboradores da Rede de Ensino ao oferecer informações a respeito de normas e ações em caso de emergências nas unidades escolares. “Neste quatro primeiros meses de 2023, tivemos mais casos de violência em escolas do que em todo o ano passado. É um assunto incômodo, mas é preciso que os professores estejam atentos a procedimentos e ações como medida de proteção se ocorrer algum tipo de ataque. Eles devem seguir o protocolo utilizado no mundo todo com o objetivo de preservar vidas”, explicou Mauro Júnior.

O secretário da Educação, destacou que esse tipo de palestra é também uma forma prevenir ações de violência em ambiente escolar. “É necessário trazer os pais para a escola, conhecer melhor nossos alunos e evitar o pior”, reforçou José Lucas.

Botão de Pânico
Na ocasião, também foi mostrada de maneira prática, como funciona o Botão de Pânico, equipamento de segurança que interliga as 43 instituições de ensino de Capivari à Guarda Civil. Ao utilizar o equipamento no local, várias viaturas da Guarda Civil chegaram ao auditório da Câmara em cerca de três minutos.

“Os alertas entram nos computadores embarcados das viaturas, em tempo real! Desta forma, as viaturas mais próximas já chegam no local através da localização via GPS”, afirmou Mauro Júnior, deixando claro aos presentes que o Botão do Pânico só deve ser utilizado em casos extremos. Nos demais casos, a Guarda Civil de Capivari atende pelo 153, 24h por dia, sete dias por semana.