Capivari registra a maior enchente da história do município; Confira o balanço

Compartilhe

Na última semana, Capivari foi assolada pela maior enchente da história da cidade, com cerca de 5.000 pessoas afetadas. O Rio Capivari subiu quatro metros a mais do que o seu nível normal, sendo registrados 348.20mm de chuvas na cidade entre os dias 28 de janeiro a 06 de fevereiro.

Cerca de 59 pontos de alagamentos foram computados durante as enchentes: rua João Moretti (Moreto), rua Natale Dal Fabbro (Moreto), rua Tenente Abílio M. de Almeida (Moreto), rua Moisés Biazio (Moreto), rua Guerino Padovani (Padovani), rua Hermínio José Panserini (Padovani), acesso à avenida José Annicchino (Padovani), rua José Busatto (Residencial Santo Antônio), rua Antônio Bocchio (Residencial Santo Antônio), rua Gumercindo Costa (Jardim Elisa), rua Ismael Bueno de Oliveira (Jardim Elisa), rua Emílio Alves Ferreira (Jardim Elisa), rua Vitório Callegari (Jardim Elisa), rua João Boccardo Sobrinho (Jardim Elisa), rua Luiz Quagliato (Estação), avenida José Annicchino (Centro), rua Tiradentes (Centro), rua João Vaz com Antônio Pires (Centro), rua Piracicaba (Bosque dos Pinheiros), avenida Dr. Ênio Pires de Godoy (Ribeirão), rua Franklina de Almeida Barros (Rossi), rua Padre Haroldo (Juventus), rua Bento Dias (Centro), rua Miguel Assad (Nova Aparecida), rua 31 de Março (Nova Aparecida), rua Bruno Rocco (Santa Rita de Cássia), rua João Nicolucci (Santa Rita de Cássia), rua Osmar Galvão (Santa Rita de Cássia), rua André de Mello (Ponte Santoro), rua Padre Fabiano (Centro), rua Benedito Amaral (Santa Rita de Cássia), avenida Marlene do Carmo Rossi (Cooperativa), avenida Dr. José P. de Carvalho Jr. (Vila Fátima), rua São Paulo (Vila Cardoso), rua Francisco Bernardino de Campos (Flamboyant), rua Joaquim dos Reis (Flamboyant), rua Fernando de Barros (Centro), avenida Benedito M. Camargo (Cancian), rua José Maschietto (Cancian), rua Juventino A. de Moraes (Cancian), condomínio Reserva dos Colibris (Ribeirão), rua XV de Novembro (Centro), avenida Brigadeiro Faria Lima (Vila Fátima), rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença – SP 101, rua Guarani (Vila Balan), rua Caiapós (Vila Balan), rua Coronel Delfino (Centro), rua José Calza (Vila Balan), rua Elias Fausto (Vila Cardoso), rua Barão de Makão (Ribeirão), rua Cosmópolis (Bosque dos Pinheiros), rua Sete de Setembro (Centro), alameda Faustina Franchi Annicchino (Centro), rua Manoel de S. Teixeira (Vila Clemente), avenida Belmiro Guitti (Rossi), rua Santa Catarina (Moreto), rua José Maschietto (Estação), rua Stélio M. Loureiro (Estação), rua Luís Armelin (Estação) e outras.

ABERTURA DAS COMPORTAS
As comportas da Barragem Leopoldina foram abertas na quinta-feira, dia 27 de janeiro, após as fortes chuvas na cabeceira do Rio Capivari, que acumularam o total de 57.60mm e vistoria dos agentes da Defesa Civil na cidade de Monte Mor, com início de pontos de alagamentos. As comportas estão abertas até o momento, dia 09 de janeiro.

NÍVEL DO RIO CAPIVARI
O nível normal do Rio Capivari é de 0.80cm e após as comportas serem abertas, o nível ficou zerado (considerado nível seguro), mas chegou a atingir 4.34m na terça-feira, dia 01 de fevereiro, às 13h05, começando a baixar apenas às 16h46 do mesmo dia. A situação do município só ficou estável no dia 04 de fevereiro.

BOLETINS E ALERTAS
Desde o dia 27 de janeiro, a Secretaria de Relações Públicas, emitiu cerca de 166 notas e outros conteúdos relacionados às enchentes. Todos os conteúdos foram divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de Capivari, imprensa local, imprensa regional e imprensa nacional.

REMOÇÃO PREVENTIVA
No sábado, dia 29 de janeiro, a Defesa Civil passou casa por casa dos moradores da região do Rio Capivari, informando a necessidade de sair de suas casas. Mais de 250 pessoas ficaram desabrigadas, sendo atendidas no Ginásio de Esportes “Ronaldo Zaidan Pellegrini” (Ronaldão), EMEIEF “José Benedito Pinto Antunes”, EMEIEF “Profª Teresinha Ap. Franchi” e EMEI “Alcinda Santos Proença”. Cerca de 2.000 pessoas ficaram desalojadas.

ATENDIMENTO E ASSISTÊNCIA
As famílias foram recebidas e cuidadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que em parceria com todas as Secretarias Municipais, retirou móveis, forneceu alimentação e cuidados médicos. Além da distribuição de cerca de 900 kits de limpeza para as famílias e cerca de 2.000 kits avulsos. As doações foram feitas na EM “Augusto Castanho” e também no Ginásio de Esportes Ronaldo Zaidan Pellegrini (Ronaldão).

VIAS PÚBLICAS
Devido aos pontos de alagamentos, diversas ruas do município ficaram interditadas e sinalizadas pela equipe da Mobilidade Urbana, que esteve sempre presente orientando os motoristas.

HIGIENIZAÇÃO
Todas as ruas afetadas pelas enchentes estão sendo limpas pelas equipes da Prefeitura. O serviço vai desde a remoção de entulhos até lavagens de ruas.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
No domingo, dia 30, o Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, decretou Situação de Emergência no município. O Decreto acelera eventuais contratações de serviços e obras, sem a necessidade de licitação no período de seis meses a partir do desastre.

COMO DOAR
A Prefeitura está fazendo uma campanha para arrecadação de diversos itens que serão doados para as famílias afetadas pelas enchentes. Os interessados em ajudar, podem levar colchões, roupas íntimas, meias, absorvente, creme dental, escova dental, fio dental, panelas, leiteiras e alimentos não-perecíveis na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na rua Barão do Rio Branco, 361, no Centro, e na sede da Secretaria da Educação, localizada na rua Pedro Stucchi (próximo ao prédio da ACIC). O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Quem se interessar, também poderá contribuir com dinheiro por meio do PIX do Banco do Brasil doacoesenchente@capivari.sp.gov.br ou pelo PicPay acessando o site https://abre.ai/doacoesenchente

AGRADECIMENTO
A Prefeitura de Capivari agradece a Prefeitura de Cabreúva, pelo apoio da Defesa Civil da cidade para ajudar a nossa população, a Prefeitura de Rafard por disponibilizar o Posto de Saúde do município, a Prefeitura de Mombuca por ajudar com maquinários nas estradas rurais, a Prefeitura de Elias Fausto por enviar a Defesa Civil e Guarda Civil para apoio, ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba, a Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo, ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a Polícia Civil de Capivari pelo apoio, a Prefeitura de Rio das Pedras pela arrecadação de produtos de higiene, a Prefeitura de Indaiatuba pela arrecadação de produtos e alimentos, a empresa DryLock pela doação de fraldas, ao Sicoob Cooplivre pela doação de garrafas de água, a Raízen e a Sabesp pela ajuda na limpeza das vias públicas.

Agradecemos também aos empresários, moradores, motoristas de caminhões, voluntários, igrejas, clubes e todos os funcionários públicos que estão ajudando as famílias afetadas pelas enchentes.

ENCHENTES EM 1970
Na enchente de 1970 não tinha régua para aferição do nível do Rio Capivari e nem a mesma quantidade de pontos de alagamentos que foram registrados neste ano de 2022. Sendo assim, mesmo que o rio, na época, tenha chego aos 5m de altura (considerando a metragem da régua instalada na ponte da avenida Pio XII hoje em dia), não houve danos tão grandes quanto os computados na última semana. Por este motivo, foi considerada a maior enchente da história da nossa cidade.

CONTATOS TELEFÔNICOS
Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.

Explore mais...