Centro Comunitário do Engenho Velho recebe festa de aniversário dos 101 anos de Dona Eulália no próximo sábado, dia 23

Dona Eulália de Campos Costa tem muito o que comemorar. Aos 101 anos a serem completados no próximo sábado, dia 23, ela teve 10 filhos, 27 netos, 38 bisnetos e seis tataranetos. E muitos deles estarão presentes, junto a outras centenas de pessoas, na “Festa Voluntária Cultural 101 anos da D. Eulália”, que acontece a partir das 13h, no Centro Comunitário do Engenho Velho. O evento é organizado pela União de Negros pela Igualdade (Unegro), com o apoio da Prefeitura de Capivari e a expectativa é reunir aproximadamente 400 pessoas.

Atrações de samba, hip-hop, DJs e dança, se apresentam na ocasião, todos de forma voluntária. “Quando dissemos que estávamos pensando em fazer uma festa para a Dona Eulália, muitos artistas se ofereceram para participar. Isso mostra o carinho enorme que as pessoas têm por ela”, contou Silvia Souza, presidente da Unegro-Capivari.

A ideia da festa veio no último mês de junho, na ocasião do lançamento da Unegro em Capivari. “A Dona Eulália foi a umas das minhas convidadas de honra e esteve presente. Para todos nós foi um orgulho. Naquele momento o Sr. André Alexandre, presidente Estadual da Unegro, disse: temos que comemorar o aniversário 101 dela, porque isso é histórico, naquele momento já saímos com a ideia”, relembrou Silvia.

Dona Olaia, como é conhecida, nasceu em 1922, na cidade de Tietê. Em Capivari ela chegou com os pais aos 17 anos, onde fixou residência e se casou. De vida difícil, ela criou a família com dedicação e dificuldades, mas sua bondade para com os outros fez com que ficasse conhecida por várias gerações, que viam nela uma espécie de mãe e conselheira. “Estou muito feliz com essa festa que organizaram para mim. Agradeço a todos que estão trabalhando nesse presente de 101 anos para mim”, agradeceu a matriarca, que é considerada a mulher negra mais velha de Capivari.

O Centro Comunitário do Engenho Velho fica na rua José Stênico, 640. O local contará com um bar na organização, por isso é proibida a entrada com cooler.