Cidadão de Capivari vence concurso de Arte Visual na cidade de Barueri

No último dia 18, foram divulgados os resultados do concurso cultural “Centenário da Semana de 22”, que foi organizado em lembrança dos 100 anos da histórica Semana de Arte Moderna que aconteceu no “Theatro Municipal de São Paulo” em fevereiro de 1922. Márcio Dias, cidadão de Capivari, conquistou o primeiro lugar dentre os candidatos e a premiação máxima de R$5.500.

O concursos avaliou dezenas de desenhos, esculturas, pinturas, gravuras e semelhantes com a finalidade de selecionar as 50 melhores obras, para compor uma exposição, com apenas os oito melhores recebendo premiações em dinheiro. Batizada de “Aziza”, nome de origem africana que significa “preciosa”, a escultura vencedora demorou duas semanas para ser confeccionada, possui 40 centímetros de tamanho e cerca de cinco quilos de massa, moldada em cerâmica fria, na cor terracota.

Esculpida especialmente para o evento “Potência Negra” da Secretaria de Cultura e Turismo de Capivari, onde uma série de apresentações culturais aconteceram no mês de novembro, em lembrança do feriado e toda a história da cultura negra em nossa sociedade, “Aziza” ficou exposta para visitas entre os dias 16 e 23 de novembro, no “Centro Cultural Alan de Lima Palma”. Além disso, o artista disponibilizou também mais três telas, uma na Câmara Municipal, outra no Paço Municipal e uma releitura especial de “A Negra” de Tarsila do Amaral, que também ficou exposta no Centro Cultural.

Márcio Dias, artista plástico capivariano que classifica a si mesmo como Autodidata, ou seja, capaz de aprender técnicas sem a necessidade de estudos, vive profissionalmente da ocupação há dois anos, produzindo obras em diversos materiais. O evento “Potência Negra” apresentou peças teatrais e outras apresentações culturais em diversos locais da cidade, o que ajudou na visibilidade da escultura.

O trabalho do artista Márcio Dias está disponível também em seu canal no Youtube, além de sua página tanto no Instagram quanto no Facebook.