Defesa Civil de Capivari inicia a Operação Chuvas de Verão 2022/2023 a partir desta quinta-feira, dia 1º de dezembro

A partir desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, a Defesa Civil de Capivari inicia a Operação Chuvas de Verão 2022/2023, projeto instituído pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil no Estado de São Paulo, válido até o dia 31 de março de 2023, com possibilidades de prorrogação, atribuído as alterações climáticas.

O Plano Municipal de Contingência Operacional de Enchentes e Inundações (P.C.O.), define as diretrizes das Secretarias Municipal envolvidas e tem como propósito fundamental, a preservação de vidas e a redução de danos humanos, materiais e ambientais, prevenindo e mitigando os impactos associados aos eventos típicos do período chuvoso.

O PCO tem por objetivo, informar toda a população capivariana e municípios vizinhos, a respeito dos trabalhos voltados à Proteção e Defesa Civil, com ênfase nos princípios de prevenção, mitigação, preparação, resposta, reconstrução e desastres naturais ou provocados pelo homem, a julgar os danos causados pelo excesso de chuvas no período.

A Defesa Civil fará rondas nos locais passíveis de inundações, enchentes e alagamentos, além de disponibilizar todas as informações necessárias para a população e as autoridades responsáveis. Será realizado o constante monitoramento do nível da régua do Rio Capivari, instalada na ponte da avenida Pio XII, bem como da régua eletrônica instalada na rua André de Mello, na ponte do Santoro, além de acompanhamento em tempo real de toda rede telemétrica do Rio Capivari nas cidades de Monte Mor, Indaiatuba (represa do Capivari Mirim) e Campinas.

Os agentes realizarão o acompanhamento das previsões climáticas, coletarão as precipitações pluviométricas fornecidas pelos pluviômetros automáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), coletarão informações de alertas do Radar Unesp da Cidade de Bauru e Radar do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET) e todas as emissões de alertas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Defesa Civil do Estado.

Através da gama de informações e fatos, será recomendado em caráter preventivo, junto ao Grupo Raízen da cidade de Rafard, a abertura total das comportas da Barragem Leopoldina (canal, profundidade e drenos), de maneira antecipada, bem como o acompanhamento da ação, que facilitará o escoamento das águas provenientes das cidades vizinhas, que geograficamente passam pelo município de Capivari, bem como das chuvas locais, diminuindo o impacto das cheias e mitigando o risco de transbordamento da calha do leito do rio.

Vale destacar que o nível normal da régua do Rio Capivari é de 0.80cm, aferição essa que é feita sobre a ponte da avenida Pio XII e seguindo o protocolo da Defesa Civil, assim que atingir o nível de 1.50m, será decretado Estado de Atenção, colocando todas as Secretarias envolvidas de prontidão.

Em caso de necessidade de remoção preventiva e emergencial da população, a Defesa Civil direcionará caminhões para executar o transporte e a retirada das famílias e seus bens, para os abrigos provisórios designados pela Administração Públicas (desabrigados), ou em locais particulares indicados pelas famílias desalojados. O deslocamento do transporte, seguirá a demanda de chamados, tendo em vista que os casos emergenciais terão prioridade pela Defesa Civil.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil de Capivari, atende pelo 199 e (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.