Na semana do Dia Nacional de Combate ao Câncer, Saúde divulga dados de atendimentos do Programa de Diagnóstico e Prevenção Oncológica – DION

No último domingo, dia 27, foi celebrado nacionalmente o Dia do Combate ao Câncer. Em alusão a essa data, a Prefeitura de Capivari através da Secretaria de Saúde destacou as ações disponíveis no município para combate à doença. O Programa de Diagnóstico e Prevenção Oncológica – DION é uma novidade para a população, que busca viabilizar o tratamento dos pacientes que sofrem com essa condição.

Segundo a pasta, o programa possui uma Central de Regulação interna para possíveis casos oncológicos, que agiliza o encaminhamento dos pacientes para o Centro Referenciado de Tratamento Estadual, reduzindo o intervalo de tempo do diagnóstico e o início do tratamento, ação que é fundamental para melhorar as chances de cura. Os atendimentos ambulatoriais estão sendo realizados no Centro de Especialidades Médicas “Shalon” no bairro Jardim Branyl, enquanto as biópsias e cirurgias de pequeno porte estão sendo feitas na Santa Casa de Capivari.

Lançado em setembro, o DION já teve alta procura da população até aqui. De acordo com dados levantados pela Central de Regulação da Secretaria da Saúde, até novembro deste ano foram realizadas 200 consultas, sendo 61 no Centro de Especialidades e outras 140 no Ambulatório da Santa Casa, graças ao programa. De acordo com o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, o DION foi uma das principais conquistas para a Saúde no município em 2022.

“O Programa de Diagnóstico e Prevenção Oncológica foi uma vitória para todos nós capivarianos. Graças aos serviços agora disponíveis, podemos poupar meses preciosos em um possível combate ao câncer, que pode fazer toda a diferença. Gostaria de agradecer a secretária de Saúde, Vládia Guimarães, o Dr. Fabricio Colli Badino e todos os outros profissionais de saúde envolvidos nesse projeto tão importante”, destacou Vitão.

Para mais informações sobre o DION, a Secretaria de Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200.