Defesa Civil de Capivari inicia a Operação Estiagem 2022, válida até o dia 30 de setembro

Compartilhe

A Defesa Civil de Capivari iniciou nesta segunda-feira, dia 11, a Operação Estiagem 2022, que encerra no dia 30 de setembro. A Operação acontece anualmente e foca no reforço das orientações para combate a incêndios florestais que costuma ser mais comum e recorrente durante os meses sem chuvas.

O órgão ressalta ainda a Lei 9.605/98, do Governo Federal, que diz sobre a proibição de quaisquer tipos de queimadas, até mesmo aquelas realizadas em quintais. As rondas são intensificadas durante este período, visando o impedimento das queimadas.

Além do incômodo gerado pelo tempo seco, agrava os problemas de saúde como rinite, asma e bronquite, além de outros mais sérios como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O perigo aumenta com a baixa umidade do ar e altas temperaturas. O acúmulo de poluentes é outra consequência ruim da temperatura seca.

As medidas de Umidade Relativa do Ar (URA), de Índice de Raios Ultra Violetas (IRV) e de Índice de Precipitação Pluviométrica (IPP), são observadas todos os dias no período de estiagem. Pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade relativa do ar entre 12% e 20% representam uma situação de “alerta” para o ar seco. Abaixo de 12% entramos numa situação de “emergência”.

UMIDADE RELATIVA DO AR – URA
Estado de Atenção URA entre 10 e 30%;
Estado de Alerta URA entre 12 e 20%;
Estado de Emergência URA abaixo 12%.

Confira algumas recomendações da Defesa Civil:
– Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
– Se mantenha sempre bem hidratado e redobre a atenção com crianças e idosos para que estejam sempre bem hidratados também;
– Umidifique bem os ambientes utilizando um umidificador portátil ou com toalhas molhadas e bacia com água;
– Lave as mãos com frequência e evite colocar na boca ou nariz e;
– Mantenha a casa limpa e evite o uso de vassouras que só deslocam o pó.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo 199 e pelo (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.

Explore mais...