A Defesa Civil de Capivari anunciou que na próxima quinta-feira, dia 02 de maio, terá início a “Operação Estiagem – São Paulo Sem Fogo 2024”. A ação se estende até o dia 30 de setembro e visa reforçar ações preventivas a fim de orientar a todos sobre o combate de incêndios e queimadas, mais frequentes durante a época do ano em que a chuva é mais escassa.
É importante ressaltar que a Lei 9.605/98, do Governo Federal, e a Lei Municipal N.6347/2022 proíbem qualquer tipo de queimada, seja ela realizada em espaço publico ou particular, sendo passível de multa cujo valor pode chegar até R$19.960,00. Em Capivari, as rondas serão intensificadas pela equipe da Defesa Civil durante todo o período da operação, visando identificar os infratores e coibir futuras ocorrências.
O tempo seco, aliado a baixa umidade do ar, poluição e as altas temperaturas são os grandes vilões da época, e podem causar inúmeros problemas de saúde que são agravados pela fumaça causada pelas queimadas, como bronquite, asma, rinite, além de problemas mais graves, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.
Nos períodos de estiagem, índices são monitorados com maior frequência, como por exemplo, as medidas de Umidade Relativa do Ar (URA), de Índice de Raios Ultra Violetas (IRV) e de Índice de Precipitação Pluviométrica (IPP). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis de umidade relativa do ar entre 12% e 20% representam uma situação de “alerta” para o ar seco. Abaixo de 12% entramos numa situação de “emergência”.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo 199 e pelo (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153 e (19)3491-1311 (WhatsApp), 24 horas por dia, sete dias por semana.
Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.