Secretaria de Saúde organiza ação na Praça Central neste sábado em prol da campanha sobre uso racional de medicamentos

Neste sábado, dia 04, a Secretaria de Saúde organiza na Praça Central da cidade uma importante ação sobre uma Campanha que está acontecendo em todas as unidades de saúde do município. A campanha em questão aborda o uso racional de medicamentos e está sendo organizada por servidores da Farmácia Municipal. Uma tenda de atendimento à população estará montada na Praça entre as 08h e 12h, distribuindo panfletos e orientações.

De acordo com a secretaria, a ação toma parte nesta data para fazer alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que acontece no domingo, dia 05 de maio. Além da distribuição de panfletos e orientações sobre o tema, a tenda oferecerá também testes de dextro e aferição de pressão arterial, para possíveis diagnósticos de diabetes e hipertensão. O uso racional de medicamentos é possível graças a um conjunto de ações, que garantem o uso correto e responsável de diversos medicamentos.

A Farmácia Municipal reforça uma lista de nove acertos que devem acontecer para que os medicamentos sejam entregues ao paciente de forma segura, sendo eles:

• Medicação certa
• Paciente certo
• Dose certa
• Via certa
• Horário certo
• Registro certo
• Forma farmacêutica certa
• Registro certo
• Monitoramento certo

É importante destacar que as recomendações não serão oferecidas somente nesta data, pois a ação de educação será permanente. Para mais informações sobre serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde, a pasta atende através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Prefeitura de Capivari. Transformando o presente, construindo o futuro.