Defesa Civil de Capivari participa da oficina de capacitação “Construindo Cidades Resilientes 2030”, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU)

Os agentes da Defesa Civil de Capivari estiveram na manhã desta terça-feira, dia 26, na Secretaria da Casa Militar e Defesa Civil, do Governo do Estado de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, participando da oficina de capacitação da iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030” (MCR2030), para a avaliação de capacidades municipais de resiliência a desastres.

A capacitação é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que consiste na capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade, expostos a riscos de resistir, absorver, se adaptar e se recuperar dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, através da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais.

A iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030”, permite aos municípios identificar os riscos aos quais estão sujeitos, facilitando o planejamento prévio da gestão de riscos de desastres. Demonstra também a preocupação da cidade com as atividades preventivas, possibilitando a análise de linhas de créditos especiais ao município e às empresas. Além disso, Capivari poderá receber o reconhecimento internacional de sua política para gestão urbana, emitido pela ONU, por meio de certificação do Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres – UNISDR.

“Essa capacitação é muito importante para nós, pois poderemos nos qualificar cada vez mais para atender a população e também reduzir os riscos de desastres naturais. Nossa equipe procura sempre participar de cursos e oficinas, agregando valor nas atividades do nosso dia a dia”, disse Júlio Capóssoli Neto, diretor de Defesa Civil de Capivari.