Após fortes chuvas na cabeceira do Rio Capivari na noite desta última quarta-feira, dia 26, a Defesa Civil de Capivari solicitou à empresa Raízen, na manhã desta quinta-feira, dia 27, a abertura total das comportas da Barragem Leopoldina.
As chuvas desta quarta-feira acumularam o total de 57.60mm na cabeceira do Rio Capivari e, após a vistoria dos agentes na cidade de Monte Mor, com início de alguns pontos de alagamentos, foi necessária a abertura para que a cidade de Capivari não sofra com as águas que ainda vão chegar no município.
A abertura das comportas da Barragem Leopoldina visa suavizar a chegada das águas e evita, na medida do possível, o transbordamento da calha do Rio Capivari e seus afluentes, como os córregos. Com a abertura preventiva, o nível do rio fica seguro e a população não sofre com a elevação da manancial.
Até o momento, a situação em Capivari é estável e o monitoramento continua sendo feito constantemente pelos agentes da Defesa Civil, devido à previsão de chuvas moderadas que acontecerão até o dia 01 de fevereiro (sujeita à alteração).
Em caso de alterações que indiquem enchentes ou inundações, a Defesa Civil de Capivari fará os alertas para a população diretamente nos bairros e também serão informados por intermédio dos canais oficiais da Prefeitura.
A população, em caso de necessidade, pode entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones 199 ou pelo (19) 3492-3186 ou com a Guarda Civil pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.