Defesa Civil de Capivari solicita abertura das comportas da Barragem Leopoldina após fortes chuvas na cabeceira do Rio Capivari

Compartilhe

Após fortes chuvas na cabeceira do Rio Capivari na noite desta última quarta-feira, dia 26, a Defesa Civil de Capivari solicitou à empresa Raízen, na manhã desta quinta-feira, dia 27, a abertura total das comportas da Barragem Leopoldina.

As chuvas desta quarta-feira acumularam o total de 57.60mm na cabeceira do Rio Capivari e, após a vistoria dos agentes na cidade de Monte Mor, com início de alguns pontos de alagamentos, foi necessária a abertura para que a cidade de Capivari não sofra com as águas que ainda vão chegar no município.

A abertura das comportas da Barragem Leopoldina visa suavizar a chegada das águas e evita, na medida do possível, o transbordamento da calha do Rio Capivari e seus afluentes, como os córregos. Com a abertura preventiva, o nível do rio fica seguro e a população não sofre com a elevação da manancial.

Até o momento, a situação em Capivari é estável e o monitoramento continua sendo feito constantemente pelos agentes da Defesa Civil, devido à previsão de chuvas moderadas que acontecerão até o dia 01 de fevereiro (sujeita à alteração).

Em caso de alterações que indiquem enchentes ou inundações, a Defesa Civil de Capivari fará os alertas para a população diretamente nos bairros e também serão informados por intermédio dos canais oficiais da Prefeitura.

A população, em caso de necessidade, pode entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones 199 ou pelo (19) 3492-3186 ou com a Guarda Civil pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Explore mais...