Defesa Civil se prepara para o início da Operação Estiagem 2023 em oficina preparatória em Piracicaba

Compartilhe

A Defesa Civil de Capivari participará no próximo dia 17 de maio, na cidade de Piracicaba, da oficina preparatória da Operação Estiagem 2023, que será promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Uma equipe volante da divisão de capacitação promove durante todo o dia, um intenso treinamento para atuação efetiva e sistêmica durante o período de estiagem, visando a redução de incêndios florestais.

A capacitação é dividida em duas etapas: na fase teórica, os agentes aprendem sobre o acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem e o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência, monitoramento da umidade relativa do ar e inserção de dados no Sistema Integrado da Defesa Civil. Já na fase prática, serão instruídas técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, além do uso correto dos equipamentos e regras de segurança para deslocamento na mata.

Após a conclusão da oficina preparatória, o município receberá de forma gratuita, kits de estiagem com equipamentos para combate a incêndio em vegetação.

OPERAÇÃO ESTIAGEM
A Operação Estiagem se inicia no dia 1º de junho, com o intuito de prevenir e combater queimadas florestais, acompanhando a fase vermelha e mais crítica da Operação Corta-Fogo. A Defesa Civil ressalta ainda a Lei 9.605/98, do Governo Federal, que diz sobre a proibição de quaisquer tipos de queimadas, até mesmo aquelas realizadas em quintais. As rondas são intensificadas durante este período, visando o impedimento das queimadas.

Além do incômodo gerado pelo tempo seco, as queimadas agravam os problemas de saúde como rinite, asma e bronquite, além de outros mais sérios, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O perigo aumenta com a baixa umidade do ar e altas temperaturas. O acúmulo de poluentes é outra consequência ruim da temperatura seca.

Em caso de necessidade, a Defesa Civil atende pelo 199 e pelo (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.

Explore mais...